Jovens profissionais listam os empregadores mais atraentes

Jovens profissionais listam os empregadores mais atraentes

Atualizado: Quinta-feira, 29 Setembro de 2011 as 10:52

O Google continua sendo a empresa queridinha dos jovens profissionais. Segundo levantamento da consultoria Universum divulgado nesta quinta-feira, a companhia de Mountain View é o empregador mais atraente para quem faz carreira nas áreas de engenharia e negócios.

Para chegar aos 50 nomes dos dois rankings, a consultoria ouviu 160 mil engenheiros e profissionais da área de negócios das 12 maiores economias do mundo, entre elas, o Brasil.

Apesar dos solavancos das economias globais nos últimos anos, as companhias americanas ainda dominam as duas listas. No setor de negócios, 28 empresas são sediadas nos Estados Unidos. Em engenharia, 26. A Alemanha aparece em seguida com seis e oito empresas em cada ranking respectivamente.

Uma das constatações mais curiosas do levantamento é que as empresas financeiras estão ganhando mais adeptos entre os engenheiros, enquanto, as companhias de tecnologias cresceram no ranking de negócios.

A guerra por talentos é uma das justificativas para essa aparente inversão de papeis. Mas isso não é tudo. "Essa nova tendência é também resultado da crescente complexidade das companhias, em que as empresas financeiras estão firmando suas atividades em sistemas robustos de computador e as grandes empresas de tecnologia precisando mais e mais de pessoas da área de marketing e vendas para conquistar mais espaço no mercado", diz Claes Peyron, diretor da Universum para a Europa, em comunicado oficial da empresa.

Por outro lado, exceto pelo banco de investimetnos J.P. Morgan, outras companhias do setor perderam posições no ranking. O UBS caiu cinco posições, enquanto Bank of America e Credit Suisse caíram duas com relação ao mesmo ranking do ano anterior.

Confira quais são os 10 empregadores mais atraentes para profissionais de engenharia em 2011:

Ranking Companhia 1 Google 2 IBM 3 Microsoft 4 BMW 5 Intel 6 Sony 7 Apple 8 General Electric 9 Siemens 10 Procter & Gamble Confira quais são os 10 empregadores mais atraentes na área de negócios em 2011

Ranking Companhia 1 Google 2 KPMG 3 PwC 4 Ernst & Young 5 Deloitte 6 Microsoft 7 Procter & Gamble 8 J.P. Morgan 9 Apple 10 Goldman Sachs

veja também