Justiça libera o game Counter Strike no Brasil

Justiça libera o game Counter Strike no Brasil

Atualizado: Sexta-feira, 29 Julho de 2011 as 10:47

Agora os fãs do Counter Strike, um dos games de tiro mais popular do Brasil, já poderão comprar o jogo nas lojas. Uma decisão judicial liberou a venda do título, tornando improcedente a sentença de 2008 de proibir qualquer forma de comercialização de Counter Strike no Brasil.

O game recebeu classificação de 18 anos, deixando bem claro que é voltado para o público adulto e que o jogador irá entrar em contato com cenas de violência explícita. Essa sentença foi dado dias após a Suprema Corte dos Estados Unidos anunciar que a lei que proibia a venda de jogos violentos para menores de idade no país havia sido vetada.

Para Rodrigo de Assis Torres, advogado da Dannemann Siemsen, escritório responsável pelo caso: “Em um país democrático, julgamentos estéticos e morais sobre obras artísticas são para o cidadão fazer e não para o Estado decretar. Essa é a essência da liberdade de expressão.”.

Counter Strike, que é um mod de Half Life, foi um dos responsáveis pela popularização dos jogos por rede no início do Século XXI, sendo visto por muitos especialistas como o título que contribuiu para a expansão das Lan Houses.

Pelo mundo existem inúmeras ligas do jogo, muitas delas contando até com jogadores profissionais, que organizam campeonatos para ver quais são os melhores gamers do mundo. Um exemplo é a ESWC, que faz os eventos e Lan Houses espalhadas pelos continents e se encontram em Paris para uma grande final.

veja também