Lembrar bons momentos é a chave para felicidade

Lembrar bons momentos é a chave para felicidade

Atualizado: Quarta-feira, 11 Maio de 2011 as 4:37

O caminho para a felicidade pode ser mais simples do que se imagina: lembrar bons momentos. De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos, pessoas com traços de personalidade que permitem nostalgia apresentam maior satisfação com a vida.

Os cientistas contaram com a participação de 750 estudantes. Por meio de questionários e escalas, analisaram suas características (extrovertidos, neuróticos, abertos, conscientes e agradáveis), como encaram o tempo (passado, presente e futuro) e seus níveis de contentamento.

A visão do passado mostrou maior efeito sobre satisfação. O psicólogo autor do estudo, Ryan Howell, disse ao jornal The Telegraph que pessoas muito extrovertidas são mais felizes porque tendem a manter um avaliação positiva do que passou e são menos propensas a pensamentos negativos. Os que se enquadram no topo da escala neurótica costumam ver o passado de forma oposta e a lamentar.

Segundo o pesquisador, embora seja difícil mudar a personalidade, pode-se alterar a visão do tempo e elevar a satisfação. Para isso, devem-se saborear as lembranças boas e recompor as dolorosas.

veja também