Livro inédito traz dados sobre situação de crianças e adolescentes no Paraná

Livro inédito traz dados sobre situação de crianças e adolescentes no Paraná

Atualizado: Quinta-feira, 1 Julho de 2010 as 11:01

A Secretaria de Estado da Criança e da Juventude e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente lançaram nesta quarta-feira (30), em Curitiba, os livros Violações dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Paraná e Crianças e Adolescentes: Estudos sobre os direitos violados nas macro-regiões do Paraná. Os livros são resultado de uma experiência única no país, em que os dados do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência foram usados de base para uma pesquisa científica que reuniuu as principais universidades do Estado.

O lançamento foi durante o Seminário Criança Prioridade Absoluta, que começou na segunda-feira (28) e segue até sexta-feira (2), no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba. A pesquisa foi feita pela Universidade Federal do Paraná, em parceria com as Universidades Estaduais de Ponta Grossa, Londrina, Maringá, do Centro-Oeste e do Oeste do Paraná.

Para a secretária de Estado da Criança e da Juventude e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Thelma Alves de Oliveira, a pesquisa auxiliará no desenho das políticas públicas voltadas a população infanto-juvenil. "Os dados registrados no Sistema servirão para a atuação dos conselhos tutelares sobre a realidade das crianças e adolescentes do Paraná", disse.

De acordo com coordenador da pesquisa, professor da Universidade Federal do Paraná, Paulo Vinícius Baptista da Silva, é importante documentar esse processo coletivo de produção de conhecimento. "A partir dessas informações podemos fazer avaliações, definições e análises para garantir que as políticas estejam alinhadas às realidades, tenham efetividade".

As publicações podem ser consultadas por profissionais que atuam em instituições governamentais e não-governamentais de atendimento a crianças e adolescentes e será publicada no site da Secretaria (www.secj.pr.gov.br).

Sipia - O Sistema de Informação para a Infância e Adolescência - Sipia CT é um banco de dados nacional usado pelos Conselhos Tutelares para o registro dos casos de violação dos direitos fundamentais. Foi implantado no Paraná por meio de uma parceria entre o Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Direitos Humanos e do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude.

veja também