Livro "O Segredo" ganha versão teen

Livro "O Segredo" ganha versão teen

Atualizado: Quarta-feira, 14 Julho de 2010 as 10:41

Qual a melhor forma de alcançar o sucesso? Como ser lindo, inteligente e popular entre os amigos no colégio? Como ganhar milhões e se recuperar mais facilmente de doenças? É estranho pensar que a solução para tudo isso seja a mesma, um tal "segredo" guardado por milênios. Mas esse mistério é supostamente revelado em reconhecido livro de autoajuda, que agora é lançado em uma versão teen pela Ediouro.

De acordo com "O Segredo", a vida é regida pela pessoa que a vive. Esqueça o destino e o acaso. Você é fruto das suas escolhas e de quanto você luta para alcançar seus sonhos. E a chave para o sucesso é acreditar, ter esperanças. Soma-se a isso a positividade e o poder de mentalização. E quando você deseja tanto assim uma coisa, o próximo passo é um só: agir para fazer com que ela aconteça.

A grande intenção por trás dessa idéia - que, de fato, é poderosa, pelo menos em termos de apelo popular - do autor Paul Harrington é trazer para as pessoas uma "autocentralização". Colocar a si mesmo como protagonista da vida parece cada vez mais difícil em uma época na qual tanta gente é dominada pela quantidade de informação que recebe diariamente, e cujos dias são cada vez menos proveitosos, sempre com menos tempo para cuidar de si mesmo.

Em relação à adaptação de "O Segredo" para os jovens, a escolha da linguagem é bem feita. Os exemplos são dados com situações na escola, no relacionamento familiar ou em testes de elenco para o teatro. Além disso, o livro é repleto de histórias de pessoas famosas que venceram na vida porque lutaram para alcançar seus sonhos, como Jim Carrey, os medalhistas olímpicos Steven Bradbury, Leisel Jones e o cineasta Steven Spielberg, além de depoimentos de pessoas que leram a publicação e mudaram de vida.

O visual também é bem cuidado. "O Segredo - versão teen" é um pouco menor que o tamanho usado em média pelas editoras. As páginas são todas coloridas. Têm bordas com aquarelas e algumas ilustrações psicodélicas, com silhuetas e muitas cores.

Vale ressaltar que Paul Harrington, que assina a obra, não é o autor da versão adulta de "O Segredo". A publicação é de Rhonda Byrne. Ele apenas dirigiu a adaptação do livro para o DVD, um dos produtos que mais vendeu em termos de autoajuda em todo o mundo.

E quanto ao preconceito que muitas pessoas têm com o livro, "O Segredo" não é nocivo, nem realiza uma lavagem cerebral nos leitores. Talvez valha a pena ler, ainda que só para se lembrar que viver com positividade é importante - mas também não deve ser encarado como um messias.

Ou será que este repórter ainda não acredita completamente no poder do "Segredo"?

Enfim, viver positivamente não é lá um segredo. Os comediantes ingleses do Monty Python já diziam isso nos anos 80, quando realizaram o maravilhoso filme "A Vida de Brian".

Serviço

Livro: O Segredo - Versão teen

Editora: Ediouro

Autor: Paul Harrington

Por: Artur Tavares

veja também