Maio e Agosto concentram eventos de carreira

Maio e Agosto concentram eventos de carreira

Atualizado: Sexta-feira, 29 Abril de 2011 as 10:33

As feiras que há poucos anos eram feitas de forma improvisada nas salas de aula, ganham espaço nas principais universidades, estandes de companhias importantes e organização profissional. Algumas são terceirizadas para as empresas júnior das próprias faculdades ou até para organizações especializadas nesse tipo de evento. Outras, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro tem essas duas opções. O iG Estágio e Trainee lista as feiras mais conhecidas que já estão com suas datas de realização confirmadas e traz as novidades organizadas para esses eventos. Saiba também as dicas para você aproveitar ao máximo essas oportunidades de contato com os departamentos de recursos humanos de grandes empresas com os principais recrutadores do país.

Agenda de abril -Faculdades importantes do Brasil já programaram suas feiras para este mês de abril. A empresa júnior da engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realiza seu evento com empresas a partir de hoje, dia 11. Terá palestras no Centro de Tecnologia com a participação de companhias como a General Electric, que já anunciou que irá criar uma unidade de pesquisas ligado a essa universidade. O evento é aberto a estudantes de todas as faculdades, precisando apenas se inscrever e pagar a taxa de cinco reais. Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP) a feira acontece na quarta-feira, dia 13, é voltada para os dois mil alunos da instituição e conta com a parceria da Caterpillar, que produz máquinas e está instalada na mesma cidade da faculdade, Piracicaba (SP).

Working Day na USP - Alunos da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) que participam da empresa júnior são os organizadores da décima edição da Feira de Recrutamento e Carreira da FEA, dias 25 e 26 de maio. Serão 25 estandes, dez palestras e dois workshops, no evento mais reconhecido entre as universidades. A organizadora da feira, a aluna e gerente de eventos da empresa júnior Bruna De Luca, diz que terá ainda até dez promoções de working day, criado na FEA e, segundo ela, já utilizado em outros eventos desse gênero. Trata-se de uma simulação de um processo seletivo em que os inscritos passam por uma triagem, dinâmica de grupo, fazem testes, entrevistas e os quatro selecionados passam um dia na empresa patrocinadora, conhecendo as rotinas e conversando com gestores. “Pode até conseguir uma vaga”, diz. A feira da FEA é gratuita e aberta a universitários de outras instituições.

Profissionalização - Além da feira que começa dia 11 de abril na engenharia da UFRJ, a instituição realiza também um evento similar em maio, dias 3, 4 e 5. É a Feira de Estágio e Trainee que acontece no Centro de Tecnologia da Ilha do Fundão. Já estão confirmadas as participações de empresas como a Ambev, Braskem, Deloitte, FCA, Itaú, KPMG, Lojas Americanas, L'Oreal, Odebrecht, Oi, Page Personnel, Shell e Souza Cruz. Os visitantes terão a oportunidade de assistir várias palestras e estar em contato direto com profissionais destacados no mercado, que transmitirão suas experiências pessoais e informações do seu ramo de atividade. Também gratuita e aberta para estudantes de outras universidades.

Alguns eventos, como do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa e da Fundação Getúlio Vargas, programados para maio e agosto, são fechados para alunos e ex-alunos, e apesar de serem muito disputados pelas empresas, devem permancer do mesmo tamanho este ano ou até diminuir. Segundo a coordenadora de estágio e colocação profissional da FGV, Cecília Noronha, o espaço é pequeno e a diminuição do número de empresas de 22 em 2010 para cerca de 13 este ano, se deve apenas "para dar um fluxo melhor dos alunos pelos estandes".

Maio

- FEA-USP, São Paulo (SP), dias 25 e 26

- UFRJ, Rio de Janeiro (RJ), do dia 3 ao dia 5, Feira da UFRJ

- Insper, São Paulo (SP), dia 10 , Feira de Recrutamento Insper 2011 http://www.insper.edu.br/

- USP São Carlos, São Carlos (SP), dias 28 e 29, Trainee Me

- UERJ, Rio de Janeiro (RJ), dias 24, 25 e 26, Mostra de Estágio da UERJ

- Poli-USP, São Paulo (SP), a partir ddo dia 30, 20ª Semana de Cultura Empresarial

Agosto

- Escola de Administração de São Paulo da FGV, 31 de agosto

- Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), São Bernardo (SP), dias 24 e 25, Recruta FEI 2011

- PUC, Rio de Janeiro (RJ), do dia 16 ao dia 19, Mostra PUC Rio

- UFSCAR, São Carlos (S), dia 17, VIII Feira de Oportunidades

- UNICAMP, Campinas (SP), dia 11, Talento Unicamp

- UNIFACS, Salvador (BA), dias 23, 24 e 25, Arena Profissional

Setembro

- Mackenzie, São Paulo (SP)

- Metodista, São Bernardo (SP)

Outubro

- FGV, São Paulo (SP), dias 26 e 27, voltada para Summer Job, empregos durante as férias

- Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro (RJ)

Por: Arthur Lopez

veja também