Maiores cidades do País têm 23.973 jovens na rua

Maiores cidades do País têm 23.973 jovens na rua

Atualizado: Quinta-feira, 24 Fevereiro de 2011 as 4:25

Um censo nacional encomendado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável (Idesp) revelou que há 23.973 crianças e adolescentes trabalhando ou dormindo nas ruas das 75 cidades brasileiras com mais de 300 mil habitantes.

É a primeira vez que se traça um perfil desse grupo, e as informações deverão ser usadas para criar uma política nacional específica para combater a situação. As informações do jornal O Estado de S. Paulo.

De acordo com os resultados, os motivos principais que levam os jovens às ruas são as brigas verbais com pais e irmãos (32,2%), a violência doméstica (30,6%) e o uso de álcool e drogas (30,4%).

O censo ainda revela que 59% das crianças e adolescentes do estudo voltam para dormir na casa dos pais, parentes ou amigos, e usam o dia nas ruas para ganhar dinheiro, e somente 2,9% se dirigem a instituições, sendo o principal motivo destes a falta de liberdade. A grande maioria (71,8%) é do sexo masculino, e há umapredominância de jovens que se afirmam pardos ou morenos (72,8%), e apenas 6,7% concluíram o estudo fundamental.

veja também