Maioria dos adolescentes gaúchos é sedentária

Maioria dos adolescentes gaúchos é sedentária

Atualizado: Quinta-feira, 17 Junho de 2010 as 10:15

Uma pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) revela que a maioria dos adolescentes gaúchos é sedentária.

O estudo, que avaliou mais de quatro mil jovens entre 14 e 15 anos, constatou que somente 48,2% dos adolescentes realizam atividades físicas regulares. Além disso, um terço deles está acima do peso.

De acordo com o autor do estudo, o estudante de pós-doutorado em Epidemiologia Samuel Dumith, a ideia inicial era entrevistar todos os nascidos em Pelotas em 1993, que totalizavam 5.249 adolescentes. Destes, os pesquisadores conseguiram encontrar 4.325. Os que estavam morando em outros municípios foram entrevistados por telefone.

Dumith acredita que, de certa forma, os resultados possam ser extrapolados para o estado e até para o país. Ele afirma que "há outros estudos, tanto nacionais quanto internacionais, que também concordam com os achados" de sua pesquisa, além de que a "nossa realidade não é tão diferente de outros locais do Brasil para a prática de atividades físicas na adolescência".

A pesquisa ainda apontou que os meninos fazem mais atividades físicas do que as meninas. As causas apontadas vão do hábito de ficar em frente à TV ou computador até a falta de segurança para brincar na rua

veja também