Máquina interativa pode medir a felicidade das pessoas na China

Máquina interativa pode medir a felicidade das pessoas na China

Atualizado: Quarta-feira, 27 Julho de 2011 as 8:55

A população da cidade de Pequim, China, está passando por um estudo que pretende medir o nível de felicidade das pessoas. Para isso, foram instaladas máquinas interativas, que prometem ser capazes de fazer tal medição, além de uma conta em um microblog no estilo do Twitter, que complementa a pesquisa.

Essa pesquisa faz parte de uma campanha que não só busca saber o quão são felizes as pessoas na China, mas também para tentar descobrir as razões por trás da felicidade ou infelicidade das pessoas. Os dados serão coletados até o dia 2 de agosto, e depois serão analisados por especialistas.

As “máquinas da felicidade” estão instaladas nas diversas paradas de ônibus da cidade, e fazem a análise através de um simples contato da mão na superfície das máquinas, que mostra os resultados em uma escala numérica, através de uma tela LCD fixada sobre um outdoor. A máquina está fazendo muito sucesso entre as pessoas, pela simplicidade do uso (e pelo objetivo da pesquisa).

A outra forma da pesquisa medir a felicidade dos chineses é no incentivo delas se expressarem em uma conta de um microblog chamado Sina Weibo. As pessoas podem acessar o site a qualquer momento, e expressar os seus sentimentos online, contando se está feliz ou infeliz, e por que está se sentindo assim.

Se a campanha vai fornecer algum resultado conclusivo sobre a felicidade das pessoas e suas causas, não sabemos. Mas é uma ideia bem interessante e engenhosa. A tecnologia já foi usada antes para medir a felicidade das pessoas, mas nunca nessa escala.

Via GizmoWatch

veja também