Marcelo Bastos vence a nona edição do Oi Vert Jam

Marcelo Bastos vence a nona edição do Oi Vert Jam

Atualizado: Quarta-feira, 9 Março de 2011 as 9:53

O brasileiro Marcelo Bastos, atual campeão da etapa, marcou 89,33 pontos em sua melhor volta do Oi Vert Jam, nesta manhã de domingo, na Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ), garantindo a primeira colocação no evento que marca o início do circuito internacional de skate, o WCS (World Cup Skateboard). Emocionado, o bicampeão comemorou beijando a namorada e acenando para a numerosa plateia, que o aplaudia fazendo muito barulho. "A volta foi como eu esperava e deu para levar mais uma", disse Bastos ao iG após a vitória.

Outros dois brasileiros completaram o pódio: Bob Burnquist (88,33 pontos), em segundo lugar, e o jovem Roni Gomes, 19 anos, em terceiro (86,33). "Confesso que na segunda volta fiquei bem nervoso, senti mesmo a pressão. Além disso, fez muita falta minha esposa e filhas, que não estavam aqui", disse Bob ao iG. O campeão completa: "Sou fã do Bob (Burnquist) antes mesmo de começar a andar de skate. É uma honra", disse Marcelo, 24.

O evento

Nem o tempo fechado nem o carnaval seguraram a onda da galera do skate que tomou conta da Lagoa Rodrigo de Freitas para a nona edição do Oi Vert Jam. O evento, que vem se tornando um dos mais importantes do gênero para o pessoal das quatro rodinhas, havia começado na sexta-feira e neste domingo juntou uma multidão para ver nomes como os multicampeões mundiais Andy MacDonald e Sandro Dias. "Vieram excelentes atletas americanos e mesmo assim o pódio foi todo brasileiro", comemora Bob Burnquist.

Aos 19 anos, Roni Gomes foi a revelação do evento. "Essa competição foi demais. Não acertei na primeira volta, mas a segunda foi ótima. Acredito que minha melhora foi progressiva porque nas eliminatórias estava muito nervoso". Ao seu lado no pódio, a lenda do skate Bob Burnquist garante que não rola rivalidade entre ele e Marcelo Bastos. "Não, de jeito nenhum. É importante mesmo que outros brasileiros surjam na cena, para tirar um pouco a pressão e o peso das minhas costas", disse Bob ao iG.

Entre uma volta e outra, a galera que foi curtir o evento também pôde ter shapes e camisetas customizados por grafiteiros contratados por uma marca de refrigerante (Sprite). Também rolaram workshops com lições básicas sobre grafite. Airá "O Crespo" ensinava, junto com seu parceiro de crew Marcelo Lamarca, apirantes do spray a fazer os primeiros traços. "É gratificante ver o quanto essa molecada se anima para saber sobre a história do grafite. Mas a ansiedade deles é começar a pintar", diverte-se Crespo.

Dito por Airá, feito por Aryon Gutas. O pequeno de 13 anos já tem pose e apelido de skatista, A11 - numa brincadeira da primeira letra de seu nome com a idade que tinha quando foi apelidado. Orgulhoso por ter seu shape pintado por Crespo, o menino garante que a obra de arte vai ganhar um espaço especial. "Vou colocar esse shape na parede do meu quarto", alegra-se.

Ainda na pegada das quatro rodas mas num cenário mais de praia - pedida ideal para Cidade Maravilhosa - skatistas divertem-se na simulação de uma onda, porém, sobre uma lona azul no Tarp Surf. A lona molhada por causa da chuva garantiu hilários tombos para quem assistia às tentativas atrapalhadas dos 'atletas'.

Confira o resultado completo do Oi Vert Jam:

1) Marcelo Bastos (BRA) - 89,33

2) Bob Burnquist (BRA) - 88,33

3) Roni Gomes (BRA) - 86,33

4) Andy MacDonald (EUA) - 85,67

5) Sandro Dias (BRA) - 85

6) Danny Meyer (EUA) - 81,67

7) Alex Perrelson (EUA) - 75

8) Elliot Sloan (EUA) - 55,33

Por: Maria Eugênia Tomazini

veja também