MEC abre hoje as inscrições para vagas do primeiro semestre de 2013 do Sisu

Abertas inscrições para o Sisu

Atualizado: Segunda-feira, 7 Janeiro de 2013 as 9:54

 

A manhã desta segunda-feira, a primeira do ano, começou agitado para os estudantes que pretendem concorrer a vagas em instituições públicas do ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Isso porque na madrugada de hoje, 7 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) abriu o período de inscrições para o primeiro semestre de 2013 que oferece 129.279 vagas no ensino superior em 3.751 cursos de 101 instituições diferentes que incluem também a maioria das universidades e faculdades federais.

Para participar da seleção o candidato deve atender aos requesitos básicos exigidos pelo programa e ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado não podendo ter zerado a prova de redação, pois o programa utiliza-se das notas publicadas pelo Enem para fazer a avaliação do candidato nas vagas selecionadas por ele no momento da inscrição.

Este ano uma falha no sistema permitiu por alguns instantes que candidatos tivessem a acesso à dados de outras pessoas. Segundo o MEC, o problema foi rapidamente resolvido.

Para se inscrever, é necessário ter em mãos o CPF ou o número de inscrição no Enem, além da senha cadastrada no sistema do Enem, que será a mesma utilizada pelo Sisu. Quem perdeu a senha do Enem pode recuperá-la no site do exame.

Com o número de inscrição e a senha do Enem 2012, o estudante deverá selecionar duas opções de curso especificando suas opções em ordem de preferência e incluindo a instituição, o local de oferta, o curso e o turno pretendidos.

Ao fim de cada dia, o MEC disponibilizará um boletim informando as notas de corte de cada curso de acordo com o número de vagas e o nível dos inscritos e a classificação parcial do candidato, em seu boletim individual para que ele saiba se sua nota do Enem é suficiente para concorrer à vaga. A nota de corte será a do último candidato qualificado para a vaga até aquele momento, pois a mesma não é calculada em tempo real, e sim uma vez ao dia, por isso, ela não garante de que o candidato será selecionado para a vaga disputada.

Como os critérios de seleção ficam a critério das instituições participantes, o candidato deve ficar atento para as notas mínimas exigidas em cada curso, e verificar a documentação necessária para a matrícula.

As inscrições, abertas nesta segunda-feira, vão até as 23h59 de sexta-feira (11) no site do Sisu (sisualuno.mec.gov.br), onde cada candidato fará sua inscrição podendo altera-la quantas vezes quiser até a data limite, porem lembrando que somente a última inscrição confirmada é que será considerada pelo sistema.

Não perca tempo e acesse o site para fazer sua inscrição e participar dessa incrível oportunidade. Boa sorte!

 

 

com informações de: G1 / Uol

veja também