MENU

Geral

Medina pode ser o brasuca mais jovem na elite do surfe mundial

Medina pode ser o brasuca mais jovem na elite do surfe mundial

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

Com 18 anos, Adriano de Souza, o Mineirinho, foi o brasileiro mais jovem a se classificar na elite so surfe, o feito foi em 2005. Perto de quebrar o recorde, Gabriel Medina, de 17 anos, está competindo na atual temporada. Após alcançar duas notas 10 e conquistar o WQS prime de Imbituba, Medina segue os passos do número 1.

Depois de Mineirinho, outros dois brasucas se classificaram para a elite com pouca idade: Jadson André, em 2009, com 19 anos, e Alejo Muniz, no ano passado, aos 20. E o líder do ranking está na torcida por Medina.

- Nossa! Feliz da vida de ver o Medina ganhar o na Vila. Pelo jeito vamos ter novidades no meio do ano - disse Mineirinho, que assumiu a ponta do Circuito Mundial depois de vencer o Rio Pro.

Medina ocupa a 27ª posição do ranking unificado (o surfe tem dois rankings). Para entrar na elite, o brasileiro tem de se manter entre os 32 da lista até o término da sexta das 11 etapas do Circuito Mundial, em Nova York, em setembro. Haverá uma troca: os 32 primeiros do ranking mundial serão substituídos pelos do unificado.

Até lá, Medina poderá aumentar sua pontuação pela divisão de acesso mundial (WQS). São sete etapas de alto nível – três primes e quatro seis estrelas. A primeira delas é o prime de Ericeira, em Portugal, a partir do dia 14.

Se o corte fosse hoje, o Brasil teria oito surfistas na elite. Entre eles, os cinco que hoje já fazem parte do grupo: Mineirinho, Jadson André, Heitor Alves, Alejo Muniz e Raoni Monteiro. Medina, Miguel Pupo e Willian Cardoso se juntariam.

- Ainda não parei para pensar sobre isso. A ideia é ir pra Europa agora correr todos os campeonatos importantes para ver se consigo me classificar. Mas, seja o que Deus quiser. Se eu entrar agora na metade do ano será muito bom, mas caso não consiga, vou continuar tentando. Eu sou muito jovem ainda e tenho um longo caminho pela frente - disse Medina.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições