Memorial da America Latina homenageia Oscar Niemeyer em exposição de caricaturas

Exposição de caricatura homenageia Niemeyer

Atualizado: Segunda-feira, 17 Dezembro de 2012 as 1:42

 

 

O Memorial da America Latina abriu espaço para que diversos artistas pudessem homenagear o arquiteto Oscar Niemeyer por meio de caricaturas e desenhos.

A ideia partiu de José Alberto Lovetro, de 57 anos, mais conhecido como Jal, que, além de ser o organizador da mostra, é também o presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.

O arquiteto, que completaria 105 anos no dia 15 de dezembro, foi homenageado com trabalhos de caricatura de 77 artistas que atenderam à convocação feita pelas redes sociais de Jal para trazerem seus trabalhos e participarem da exposição.

Cada um dos artistas pode expor apenas um trabalho e entre os expositores estão nomes premiados como Santiago (RS), Fernandes (SP), Paulo Cavalcanti (RJ), Ubiratã (PA) e até Maurício de Sousa (SP), criador dos personagens Mônica e Cebolinha, entre outros, mas a ideia de Jal é continuar aceitando trabalhos até que somem 105 no total, em alusão aos anos que Niemeyer estaria completando.

Segundo Jal, a ideia de abrir espaço para uma exposição como esta veio exatamente do desejo, notado por ele nas redes sociais, que se tinha de homenagear Niemeyer.

Jal ainda afirmou que, como os cartunistas e caricaturistas estão muito ligados nos acontecimentos, suas reações são imediatas e que na verdade eles são como uma espécie de termômetro do que a população pensa.

A escolha por esses artistas veio de uma inspiração de Jal no próprio Niemeyer que como arquiteto também desenhava. "Ele também era um desenhista, e também tinha um traço simples, como um cartunista. Foi natural uma identificação muito grande dos cartunistas com essa personalidade".

Jal espera que o público que visite a exposição possa construir, a partir dos diferentes estilos dos artistas, a multiplicidade de Oscar Niemeyer.

Juntamente com esse evento, estará acontecendo outro, com um resumo das exposições sobre o arquiteto, já montadas na Galeria Marta Traba do Memorial.

A exposição foi inaugurada na última quinta-feira, 13 de dezembro, e vai até o dia 31 de dezembro com entrada franca.

 

 

com informações de: Folha de São Paulo (OUL)

veja também