Meu melhor amigo é...

Meu melhor amigo é...

Atualizado: Quarta-feira, 9 Novembro de 2011 as 12:15

"Melhor são dois do que um, porque têm boa recompensa pelo seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai daquele que está só quando cair, e não tiver quem o levante." Eclesiastes 4. 9-10

Todo mundo teve ou tem um amigo. Nossos primeiros relacionamentos de amizade se iniciam na família, com os primos e também na escola. Quem não se lembra do primeiro (a) amigo (a) da escola: a gente sentava perto, repartia o lanche, brincava junto, prendia o cabelo igual e muito mais.

Depois vem a adolescência, se os amigos de infância não continuaram, outros “chegam” para fazer parte do círculo de amigos: nessa fase, além de tudo o que falamos, começam as confissões, as primeiras experiências amorosas, dúvidas, conflitos e uma série de coisas que os amigos dessa fase e só dessa fase entendem!

Já na fase jovem-adulta as amizades já se tornam mais maduras, os assuntos são sobre trabalho, casamento, filhos, novela, vida dos outros... e por ai vai.

Existem muitos tipos de amigos:

AMIGO SINCERO: é aquele seu amigão mesmo, o mais querido...

AMIGO OUVINTE: sempre ouve você com atenção e pouco fala...

AMIGO 'BOCÃO': está sempre falando, falando e falando...

AMIGO OCASIONAL: esse você só vê naquelas ocasiões especiais: casamentos, aniversários, velório, etc.

AMIGO ANUAL: você o encontra uma vez por ano, e nota que o tempo não foi capaz de acabar com o sentimento de amizade...

AMIGO IRMÃO: muitas vezes você acha que ele é até melhor que seu próprio irmão...

AMIGO COLEGA: é aquele dos ambientes de estudos, de trabalho...

AMIGO PARCEIRO: sempre pronto para o que der e vier

AMIGO EXCLUSIVISTA: não suporta imaginar que você tem outras amizades...

AMIGO PROTETOR: defende você em situações difíceis

AMIGO PESSIMISTA: hiiiii... não vai dar certo! Bem, pelo menos se você só considerar a opinião dele

AMIGO OTIMISTA: esse tem a solução para tudo

AMIGO DESCONFIADO: sempre desconfia de que você não seja mais amigo dele

AMIGO CONSELHEIRO: vive lhe dando conselhos, mesmo que você não peça

AMIGO ANTIGO: para ser preservado

AMIGO NOVO: para ser conquistado

AMIGO 'ENCRENCA': está sempre se metendo em enrascadas

AMIGO SÁBIO: sabe quando falar e quando calar

AMIGO PREGUIÇA: sempre cansado... mas fala que amanhã topará fazer o que você quer fazer hoje.

Foi Deus que criou o ser humano e os criou para que tivessem relacionamentos, Deus se alegra em termos amigos, o versículo que nós lemos diz: Melhor são dois do que um, pois se caírem, um levantará o seu companheiro.

Por mais que nossos amigos se esforcem, por melhor que sejam eles ainda vão falhar, ainda vão nos decepcionar ou entristecer, porque são humanos, são falíveis.

Se porventura hoje você está triste, magoado ou decepcionado com algum (a) amigo (a) seu (a), passe por cima desse sentimento ruim, libere perdão, procure restabelecer os laços, se você foi o causador (a) do problema, reconheça seu erro, peça perdão, mas não deixe que nada atrapalhe sua amizade. Ela tem grande valor para Deus.

Mas hoje, eu gostaria de apresentar a você (se você ainda não conhece) um amigo, mas não qualquer amigo, um amigo verdadeiro.

Amigo que não nos decepciona, que nos ama como somos, que não nos despreza ou rejeita, que tem pensamentos de paz a nosso respeito, um amigo que está sempre por perto, tantos nos momentos alegres quanto nos tristes e difíceis, um amigo que tem sonhos pra nós maiores do que os nossos, um amigo que se alegra por nos ver alegres, mas que sente quanto estamos tristes, O melhor amigo que podemos ter é JESUS.

Talvez você possa pensar: "Ah!, mas Jesus? Eu não consigo ver Jesus, não consigo tocá-Lo, será que Ele está vivo mesmo?"

Você pode ver Jesus agindo através de pessoas, de circunstâncias, você pode ver Jesus olhando para o céu e natureza, pelos milagres que Ele ainda faz; você pode sentir Sua presença, Ele é real.

Se você visitar à Índia, e for ao túmulo de Budá, pai dos budistas, lá está escrito: Aqui estão os ossos de um grande homem; se você visitar Meca na Arábia Saudita, lá está o túmulo de Maomé, pai dos mulçumanos e está escrito: Aqui estão os restos mortais de um grande homem, porém se você for a Jerusalém visitar o túmulo de Jesus, lá está escrito: Ele não está aqui, pois ressuscitou! Ele está vivo e reviveu para ser seu amigo!

Preste atenção nessa verdade: O Todo Poderoso, entregou Seu único filho para que tivéssemos um relacionamento com Ele e nesse relacionamento nós só temos a ganhar: tendo Jesus como nosso amigo, ganhamos paz por pior que sejam as circunstâncias, ganhamos alegria, o vazio do nosso coração é preenchido, nosso coração é cheio de esperança e mais do que isso, ganhamos vida em abundância e não apenas aqui na terra, mas uma vida eterna!

Jesus escolheu ser nosso amigo, apesar de nós sermos falhos, de pisarmos na bola com Ele, ainda assim Seu amor é infinitamente maior e quer se relacionar comigo e com você, o que nos resta é aceitar o convite dEle e falarmos: "Senhor Jesus, eu quero ser seu amigo, quero que o Senhor faça morada em meu coração, quero que o Senhor escreva meu nome do livro da vida, quero viver contigo para sempre, em Teu nome. Amém."

Por Danúbia Guarnieri

veja também