MTV, 30 anos: os dez melhores momentos da emissora

MTV, 30 anos: os dez melhores momentos da emissora

Atualizado: Terça-feira, 2 Agosto de 2011 as 8:22

Uma música é composta de som, compassos, ritmo e... imagem! Ao menos desde a criação da Music Television , canal que estreou nos Estados Unidos no dia   1º de agosto de 1981 com uma promessa: tocar músicas 24 horas por dia. Em 30 anos de existência, no entanto, o canal se afirma como referência, não mais de apenas videoclipes, mas como alicerce da cultura jovem global.

Na década de 60, aconteceram as primeiras tentativas de criar filmes para alavancar as vendas de discos. Beatles, Rolling Stones, The Animals, The Doors são alguns dos que entraram na onda, mas até a década de 80, a linguagem dos videoclipes engatinhava.

Com a criação da MTV, a música ganhou um lar e os jovens um canal que expressasse a veia cultural desta fase da vida. O que seria do moonwalk de Michael Jackson, dos vestidos provocantes de Madonna ou do olhar sedutor de Rod Stewart se não fosse pela rede? Provavelmente muito menos do que eles acabaram representando para o universo musical.

Com 30 anos, provavelmente mais velha do que a maior parte de seus expectadores, a MTV segue relevante. A música acabou sendo delegada aos canais da mesma companhia “MTV Hits” e “MTV Jams”, mas o “Video Music Awards”, premiação promovida pelo canal, segue sendo uma das mais relevantes do meio artístico.

A MTV cresceu, se renovou e vieram os reality shows e programas de cunho comportamental que ajudaram a moldar toda uma geração de adolescentes. Confira abaixo uma lista com dez momentos que ajudaram a construir essa história.

Foto: Getty Images Ampliar Kanye West invade discurso de Taylor Swift no VMA: mico do ano!

Kanye West invade o discurso de Taylor Swift no VMA Foi talvez o "meme" mais replicado da internet em 2009. Taylor Swift, toda graciosa, subiu ao palco do VMA para receber o trofeu de Melhor Clipe Feminino, quando o rapper Kanye invadiu seu discurso para reclamar: "A Beyoncé fez um dos melhores clipes de todos os tempos", disse ele, sobre o vídeo da cantora para "Single Ladies". Taylor ficou sem saber o que fazer e então a MTV subiu a vinheta para os comerciais. Depois disso, a cantora country até desculpou Kanye e escreveu uma música sobre o episódio.

Foto: Reprodução The Real World: um dos primeiros reality shows da TV

MTV lança tendência com seus reality shows Bem antes da franquia Big Brother ou Survivor, a MTV norte-americana saiu na frente de todos os canais com o reality show “The Real World”, que mostrava a rotina de sete estranhos, morando juntos em uma casa com as câmeras ligadas 24 horas por dia. O sucesso se repetiu com “Road Rules”, ou “Pé na Tábua” aqui no Brasil”, e tantos outros que vieram. “My Sweet 16”, “Teen Mom” e o sucesso mais recente “Jersey Shore” completam a lista.

O beijo de Madonna e Britney Spears O ano era 2003 e Madonna comemorava a vigésima edição do VMA, reconstituindo sua famosa performance de 1983 com a ajudinha de Britney Spears e Christina Aguilera. A dupla de “novatas” subiu ao palco para cantar “Like a Virgin” e emendou com a rainha do pop uma versão de “Hollywood”, sucesso de Madonna daquele ano. No final da performance, Madonna tascou um beijaço em Britney, causando histeria em toda a plateia - e mundo inteiro! O beijo em Christina, no entanto, não foi televisionado, porque a MTV preferiu mostrar na câmera a reação de Justin Timberlake...

Foto: Getty Images Ampliar MTV Unplugged: maiores ídolos da música em versão acústica

The Osbournes!!! O dia-a-dia do príncipe das trevas Ozzy Osbourne resultou em um dos programas mais engraçados da TV na década de 2000. O reality mostrava a rotina de Ozzy, Kelly, Jack e Shaaaaaroooonn, que moravam em uma mansão em Los Angeles. Durou entre 2002 e 2005, tendo alavancado (novamente) a carreira de Ozzy como mestre do heavy metal, além de ter lançado sua filha Kelly como celebridade.

MTV Unplugged O formato “banquinho e violão” surgiu logo nos primeiros anos da MTV e se tornou um dos maiores sucessos financeiros da emissora, que vendeu milhões de discos desta série acústica. Muita gente importante na música já passou por lá: desde Paul McCartney, passando por Eric Clapton e até o Nirvana, banda responsável por um dos programas mais aplaudidos da emissora.

Foto: Divulgação Ampliar Jackass

Jackass Johnny Knoxville foi responsável por criar uma das maiores franquias da TV. Tudo começou com um piloto gravado com câmeras caseiras e um grupo de skatistas desocupados se batendo, se jogando de penhascos e brincando no estacionamento do supermercado com carrinhos de compras. O resultado foi uma série para TV, três filmes e alguns milhões de dólares - o último longa, inclusive, lançado em 3D faturou R$ 75 milhões apenas no primeiro final de semana.

“Eu quero minha MTV!” O famoso slogan foi criado em 1982 para atrair telespectadores. David Bowie, Kiss, The Police, Billy Idol, Cindy Lauper, Madonna e Mick Jagger apareciam durante os comerciais pedindo: “Eu quero minha MTV!”. Na época, a MTV ainda não estava inclusa na grade de canais de todas as antenas, e a campanha servia de incentivo para que as pessoas exigissem isso. Deu bem certo!

Beavis & Butt-Head A MTV também investiu em séries animadas. A primeira de grande sucesso foi "Beavis & Butt-Head", criada por Mike Judge (também criador de "O Rei do Pedaço"). O programa mostrava uma dupla de adolescentes que só falava besteira e dava risada de qualquer coisa. A série acabou em 1997, mas volta ainda este ano para a grade da emissora!

Foto: Getty Images Ampliar Beavis & Butt-Head

Foto: Reprodução Vinhetas da MTV

As melhores vinhetas do mundo! Assistir aos clipes de seus artistas favoritos é bem legal, mas a MTV lançou tendência também em seus intervalos comerciais. Sempre modernas e cheias de referências, as vinhetas da MTV foram essenciais para a emissora criar sua marca registrada, que penetrou no cérebro de milhares de adolescentes no mundo todo. Quem nunca ficou pirando horas em uma dessas, entre um programa e outro?

Micahel Jackson, o "artista do milênio" A MTV não seria a mesma sem Michael Jackson. Seu clipe "Thriller", e muitos outros que vieram depois, passaram pela emissora e fizeram história na música pop como nenhum outro artista já fez. Três episódios marcam a passagem de Michael na MTV: seu beijo histórico em Lisa Maria Presley, no VMA de 1994 (quando ninguém acreditava que eles eram, de fato um casal); sua performance em 2001, depois de um tempo afastado da mídia, com o 'N Sync de Justin Timberlake; e finalmente, sua aparição no VMA de 2002, quando a MTV inventou um troféu especialmente para Michael aparecer na cerimônia. Na ocasião, Britney Spears mencionou que ela o considerava "o artista do milênio". Na hora “H”, o rei do pop se confundiu e agradeceu: “Obrigado pelo prêmio de ‘Artista do Milênio’”, disse. Mas não era bem isso...

Foto: Getty Images Ampliar Michael Jackson recebe o prêmio "Artista do Milênio"... ou quase isso

veja também