MENU

Geral

Na dúvida? Conheça as carreiras mais promissoras nos próximos anos

A seleção da Catho mostra cinco profissões que estão em alta em 2016 e vão continuar nos próximos anos.

Fonte: Guiame, com informações de UOLAtualizado: sexta-feira, 6 de maio de 2016 20:47
Na dúvida? Conheça as carreiras mais promissoras nos próximos anos. (Foto: Reprodução)
Na dúvida? Conheça as carreiras mais promissoras nos próximos anos. (Foto: Reprodução)

O momento econômico delicado que vive o Brasil, com alta no desemprego e retirada de investimentos em vários setores, acaba preocupando os vestibulandos quando pensam no futuro.

Dados que poderão te ajudar na escolha foram levantados pela agência de empregos Catho. A seleção mostra cinco profissões que estão em alta em 2016 e vão continuar nos próximos anos. Confira:

1. Tecnologia da Informação

A área da Tecnologia da Informação, popularmente chamada de TI, é destacada pela Catho com uma das mais promissoras, assim como áreas que dependem de computação em geral. O aumento das páginas na internet, empresas de tecnologia e startups seguem na contramão do desemprego. Profissionais como Analista/Técnico de Suporte, Desenvolvedor e Programador estão recebendo ótimas oportunidades de trabalho, com salários atraentes.

O vestibulando que deseja seguir essa área pode optar pelos cursos de Ciência da Computação, Gestão em Tecnologia da Informação, Engenharia de Software e Sistemas de Informação.

2. Saúde

Essa área quase sempre esteve em alta e vai continuar por muitos anos, pois falta médicos e demais profissionais da saúde em muitas cidades, principalmente no interior, e as famílias resistem em fazer cortes financeiros nessa área mesmo em época de crise. O envelhecimento da população e o maior acesso aos planos de saúde privados também contribuem para criar boas perspectivas para o setor e geração de postos de trabalho.

Além de Medicina, os vestibulandos também podem escolher cursar Enfermagem.

3. Seguros e setor financeiros

Mesmo com o aumento dos índices de inadimplência, o setor de seguros e os bancos, em particular, estão resistindo bem à desaceleração da economia. Os bancos costumam lucrar mais na crise econômica do que em períodos “normais”. Dentro desse setor há uma demanda crescente por alguns profissionais específicos e especializados, como os da área de Compliance (que cuida dos controles e regras de transparência), por exemplo.

Os estudantes que pretendem se aventurar no mercado financeiro e de seguros devem escolher cursos como Ciências Econômicas e Gestão Financeira.

4. Vendas

Em períodos de crise, quem souber vender é valorizado. Por isso, há uma grande procura por aqueles que, de fato, conseguem trazer receita nessa área em empresas de todos os segmentos. Um bom vendedor tem que ser criativo e entender de marketing e comércio.

Para quem se identifica com a área, os cursos recomendados são Publicidade e Propaganda, Marketing e Vendas e Gestão Comercial.

5. Agronegócios

O Agronegócio representa mais de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e deve continuar assim nos próximos anos. A área teve um desempenho melhor que o resto da economia, principalmente por conta do crescimento na produção de carnes e produtos florestais.

Algumas universidades brasileiros possuem o curso de bacharelado em Agronegócios, como Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a Universidade de Brasília (UnB). Algumas instituições oferecem também o curso de Tecnologia em Agronegócio. O vestibulando que deseja seguir essa carreira pode optar, ainda, por cursar Administração ou Agronomia e se especializar em Agronegócio

Por Adriano Lesme

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições