Nadadora abondona treinos para prestar vestibular da Fuvest

Nadadora abondona treinos para prestar vestibular da Fuvest

Atualizado: Sexta-feira, 25 Novembro de 2011 as 8:33

Campeã nas piscinas e em mar aberto, a atleta Natalia de Araújo Lopes, de 17 anos, abdicou dos treinos diários de até sete horas para se dedicar aos estudos neste ano. No ano passado, quando concluiu o ensino médio em uma escola pública de São Paulo, tentou conciliar a rotina de atleta, mas diz que não teve tempo suficiente para estudar e não conseguiu passar no vestibular. Natalia quer cursar ciências contábeis na Universidade de São Paulo (USP).

Neste ano, com apoio do técnico esportivo, Natalia decidiu priorizar os estudos. Iniciou as aulas no Cursinho da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP em janeiro e até julho treinava somente às terças-feiras e aos domingos. Desde agosto, passou a dar toda a prioridade à preparação para a Fuvest. Natalia participou de algumas competições para não perder o campeonato, mas segundo ela, essas disputas serviam como treinos e uma forma de não romper contato com o esporte, já que é essencial por conta das lesões que adquiriu durante a carreira.

Acostumada a se classificar entre a primeira e segunda colocada de sua categoria e entre as cinco primeiras no geral, a nadadora viu seu desempenho cair por conta da ausência dos treinos diários. "Se antes ficava sempre entre as cinco primeiras, passei a terminar as provas entre a 8ª e 12ª posição. Senti a queda e fiquei meio triste, mas sei que é por uma boa causa."

Natalia é atleta do Círculo Militar de São Paulo, já ganhou campeonatos paulistas e algumas etapas de brasileiros. O amor pelo esporte é de família, o irmão e o primo são goleiros, e o pai também seguiu carreira no gol. Aos 6 anos, Natália começou a jogar futebol, depois teve recomendação médica para fazer natação para combater bronquite. Em pouco tempo estava nadando bem, fez teste no Círculo Militar e passou a competir.

'Não conseguiria viver sem esporte'

Apesar da ligação forte com o esporte, Natália não pensou em estudar educação física como primeira opção. Segundo ela, a formação em ciências contábeis pode abrir mais oportunidades no mercado de trabalho. No entanto, abandonar o esporte está fora dos seus planos. No próximo ano, ela pretende cursar a universidade e voltar a treinar. E quando concluir ciências contábeis, pensa em fazer educação física como segunda graduação.

"Não conseguiria viver sem esporte e nem poderia, por causa das minhas lesões não posso parar. O esporte me deu um crescimento psicológico e além do mais, conheço pessoas do ramo que fazem parte da minha vida", diz Natália.

Do ano passado para este, Natália diz que evoluiu muito nos estudos. Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e acertou 101 questões - de um universo total de 180. Com o Enem, pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), a estudante pretende disputar vaga na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se candidatar ao Programa Universidade para Todos (ProUni) para conseguir bolsas de estudo na PUC ou Mackenzie.

Natália vai estudar para a Fuvest até esta sexta (25), no sábado, véspera do exame quer relaxar, assistir um filme e ficar mais livre. Ela conta que tem mais dificuldade em matérias como física e química, e facilidade em português e história. Com o esporte, aprendeu a controlar as emoções, se concentrar, o que ajuda a manter a calma durante a prova. "Tive momentos muito competitivos de seleção na natação, então não costumo ficar nervosa. Tenho o psicológico forte."

Calendário

A primeira fase do vestibular da Fuvest será aplicada neste domingo (27). São 61 locais na Grande São Paulo e 53 no Interior do Estado de São Paulo, totalizando 114 pontos. A chegada à escola deverá ocorrer até 12h30, o exame começa a partir das 13h. Não serão admitidos retardatários.

A prova conterá 90 questões de múltipla escolha. A segunda fase vai de 8 a 10 de janeiro. Outras provas de habilidades específicas ocorrem de 11 a 13 de janeiro. O resulltado sai em 4 de fevereiro, com matrícula em 8 e 9 de fevereiro.

veja também