Namorada ciumenta

Namorada ciumenta

Atualizado: Segunda-feira, 28 Maio de 2012 as 1:57

Um pouco de ciúme faz qualquer um se sentir amado. Porém, quando as cobranças e inseguranças são excessivas, podem desgastar um relacionamento. “Existe o ciúme normal de quem gosta e cuida. Mais do que essa pequena dose, se torna patológico”, afirma a psicanalista e terapeuta de casais Albangela Ceschin Machado. 

Ainda de acordo com a especialista, uma boa conversa pode ajudar bastante a melhorar a qualidade de relacionamento entre você e a parceira ciumenta: “Basta mostrar para a sua namorada que existe confiança, através de um diálogo sincero em ambos exponham seus medos e inseguranças”, complementa. E seja claro: “Fale que o ciúme está atrapalhando”, diz a especialista. 

O ciúme muitas vezes é fruto de uma insegurança da parceira. Mostre a importância que ela tem para você. “A mulher precisa saber o que representa para você”, ressalta a terapeuta. “Por fatores culturais, muitas mulheres acreditam que todo homem trai. É preciso mostrar para elas, também através do diálgo, que você não é assim”, diz Machado. 

As suas atitudes também são importantes para evitar as crises de ciúme da namorada. “Às vezes, por insegurança, o homem, para mostrar que é desejado, acaba jogando charme ou até mesmo fazendo um jogo de sedução com outra pessoa, isso com a namorada por perto. Esse tipo de situação gera desconforto na parceira e precisa ser evitado”, observa a terapeuta. 

veja também