Namoro Cristão: 3 Critérios para uma boa escolha

Namoro Cristão: 3 Critérios para uma boa escolha

Atualizado: Quinta-feira, 9 Junho de 2011 as 12:09

No post de ontem falei sobre como iniciar um namoro cristão. No final mencionei 3 critérios q usei para escolher minha costela namorada. São eles: Vida espiritual, Personalidade/Caráter e físico, seguindo a ordem de importância mas sem faltar nenhum. Do que adianta ter um cônjuge muito espiritual mas qndo volta pra terra descobre-se q é um mau pagador ou orgulhoso. Também não adianta ser "um doce de pessoa" mas não ser agradável aos seus olhos ou ainda ser uma linda modelo mas não ter conhecimento e sede de JESUS!

Perceba q um depende do outro. Hj em dia o jovem vai muito pelo q vê mas, como diria uma líder da minha igreja, "Beleza não se poe na mesa!". Vc acha q aquele dia q der tudo errado vc vai olhar para seu lindo rosto e tudo vai virar flores???? Óbvio q não!! É preciso um coração q deseja o SENHOR com um caráter aprovado e por último, analisamos a parte física.

Lembre-se: Vc entra em um namoro pensando no FUTURO e não no PRESENTE!!!!

Bom, vamos detalhar cada tópico:

1- Vida espiritual

A primeira pergunta q vou fazer para o pretendente da minha filha é: "Quantas igrejas vc fundou????" HAhahaha!!! Esta é a parte mais importante das 3! Seu futuro cônjuge tem que somar com vc forças para alegrar o coração de DEUS. Os sonhos e planos de vcs tem q ser principalmente para adorar o SENHOR, só assim serão felizes de verdade! Por isso é importante que vc veja o nível de envolvimento espiritual da pessoa. Se for ela, então tem q ser uma forte coluna, se for ele, tem q ser um forte cabeça!

Nos dias de dificuldades é ele(a) q vai te dar uma palavra de DEUS para te levantar ou não te deixar cair!

Analise:

- Como é o nível de conhecimento bíblico dele(a)?

- O q ele faz na igreja?

- Está em algum ministério? Como ele o trata?

- Como ele imagina sua vida espiritual no futuro?

- Quais são suas experiências com DEUS?

- Como é sua vida de oração e intimidade com DEUS?

Estude tudo isso!!! É de suma importância!

2- Personalidade/Caráter

A bíblia nos fala:

"É melhor morar num casebre do que ter como companheira em casa uma ampla uma mulher briguenta." (Pv 21:9)

"É melhor morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e irritadiça." (Pv 21:19)

Ou seja, de que adianta a menina ser linda, buscar a DEUS mas, ser "crica"??? De que adianta ele ser forte de olhos azuis mas é preguiçoso?

É preciso estudar como ela(e) age quando está em situações de aperto, como se relaciona com as pessoas, a sua preocupação com os demais, o que pensa sobre o futuro, no que quer trabalhar, etc.

Para as meninas vai uma dica q tem um bom resultado: Veja como ele se comporta jogando bola!!!Ele briga? Grita? Xinga? Bate? Não sabe competir? É humilde?

Para ambos aconselho a ver o relacionamento com os pais. Essa é a melhor fórmula de descobrir como ele(a) vai te tratar no futuro: Rapaz veja como ela trata o pai, moça veja como ele trata a mãe. Com certeza será da mesma maneira q vc será tratada(o) no futuro.

Analise:

- Como se relaciona com os demais

- O q pensa sobre o futuro? (Profissão)

- Como é seu relacionamento com os pais (Menina com o pai Menino com a mãe)

- Como reage na dificuldade? Como se posiciona?

- Como reage quando confrontada (o)?

- Vc já a (o) viu irritado? Como se comportou?

3- Físico

Coloco este ponto por último pois é o q menos devemos nos atentar. É óbvio q é importante mas, não mais do q a vida espiritual e a personalidade. Muitos vacilam aqui. Olham um sorriso bonito, curvas e músculos e pronto! Caem babando! Ae com o passar do tempo descobrem q por trás do belo rosto mora um "Darth Maul" (clique para descobrir…hehe).

Como disse, beleza não se poe na mesa! É importante, óbvio, mas não o principal! Não é o seu belo rosto q vai pagar as contas (a menos q seja modelo… hehehe!), nem é olhando nos seus lindos olhos q os problemas vão desaparecer. Vc precisa dela(e) pra te ajudar a passar pela tempestade qndo ela vier!

Bom, acho que já deu pra vc entender esses critérios. Agora fique de olho e estude seu (sua) pretendente antes de dar o primeiro passo. Minha namorada passou por uma maratona!!! hahaha!! Coitada…… observei muito suas reações antes de dar o primeiro passo. Oramos por 6 meses (cortejo) e fiz muitas perguntas pra ver o q ela pensava a respeito, analisei suas reações, fiz perguntas a seus amigos, seu comportamento com os pais, com os amigos…… foi praticamente um BBB! Hahaha!!! Sempre pensei q só uma doida ia querer namorar comigo devido à minha visão à respeito do REINO e da minha paixão por JESUS mas, ela tem sido mais doida q eu!!! Hahaha!!! Glória a DEUS!!

Outra coisa q queria te dizer é: VALE A PENA ESPERAR!!! Comecei a namorar com 23 anos e não me arrependo! Valeu muito a pena entregar essa área nas mãos de DEUS! ELE nos ama e sempre tem o MELHOR para seus filhos. Claro q tive vontade de namorar antes q isso, mas só qndo entreguei completamente essa área nas mãos DELE e descansei é q pude experimentar da sua boa, agradável e perfeita vontade.

Nós achamos q sabemos o q é melhor pra nós mas, entendi q ELE está muito mais interessado em nosso bem estar do q nós mesmos!!! Por isso quero te encorajar a entregar essa área nas mãos DELE.

I Pedro 5:6-8

Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Mateus 6:33

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Entenda q esta, depois da escolha por CRISTO, é sua mais importante decisão, por isso seja bem racional! Não se inspire na novela "Malhação" ou "Friends", "Smallville" ou em algum filme romântico! É sua vida q está em jogo. Seja sábio!

Abraços!!!

Por: Fernando Ortega

veja também