MENU

Geral

Não está na faculdade que queria? Enfrente o momento de decepções

Não está na faculdade que queria? Enfrente o momento de decepções

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:46

O mês de abril termina e quase todas as vagas nas instituições de Ensino Superior (IES) já foram (mesmo) preenchidas. O momento é de aceitar que não passou no vestibular ou mesmo não se preocupar mais se fez a escolha certa. Veja a seguir cinco dicas para sobreviver a esse momento de decepções ou dúvidas:

1) Essas rejeições não são problema seu

A maior barreira para quem deseja entrar em uma universidade não é não ter sido aprovado em sua primeira opção, mas sim conseguir dinheiro para se bancar, lidar com custos no orçamento, além de sobreviver às demandas acadêmicas do primeiro semestre. Lembre-se que bons alunos nem sempre passam de primeira onde desejam e que nem sempre a universidade em primeira opção é a melhor.

2) Se você não gostou da faculdade que escolheu é fácil mudar para outra

Pessoas que dizem que escolher uma faculdade é tão importante quanto escolher a mulher dos seus filhos estão erradas. A situação é mais parecida com comprar uma casa, pois caso você não se adapte a ela pode vendê-la e comprar outra. Muitos estudantes descobrem que preferem outros cursos ou universidades e têm a possibilidade de pedir transferência para a desejada.

3) Seu sucesso profissional não se relaciona em nada com o que seus parentes tenham ouvido sobre sua universidade

Muitos estudantes que optaram ir para uma escola menos reconhecida se dão tão bem quanto os alunos de faculdades renomadas. Isso ocorre porque o caráter de cada um é fundamental para ser bem- sucedido no que faz. Trabalhe duro e você conseguirá tudo que deseja.

4) Sua faculdade pode ter alunos e professores muito qualificados

Cada universidade tem um número de vagas específico para cada curso, entretanto não são todas que rejeitam mais estudantes do que aprovam. Nas faculdades mais difíceis de conseguir uma vaga, muitos bons alunos acabam de fora e não devem se sentir desapontados por conta disso. Mas não exclua a chance de entrar em uma faculdade em que o número de pessoas que entraram é semelhante a que se inscreveram, pois elas geralmente costumam ter bons professores e estudantes interessados em aprender.

5) Não importa o seu humor, você ficará feliz quando sair da casa de seus pais

Você sentirá falta da sua casa, cidade e amigos, mas conhecerá um lugar novo repleto de coisas para serem aprendidas e exploradas. Pela primeira vez você decidirá o que quer fazer durante o dia e conhecerá amigos, irá às festas e curtirá novas experiências. Aproveite bem esse momento único em sua vida.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições