O ano está acabando...

O ano está acabando...

Atualizado: Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 as 12:17

... mas ainda não acabou!

Estamos em meados de novembro, com pouco menos de 45 dias para o fim de 2011, e achei prudente compartilhar com vocês um sentimento que muitas vezes me assombra também.

Penúltimo mês do ano, e a nossa tendência é fazer o mínimo do mínimo, com a sobra do ânimo que nos resta a esta altura do campeonato, estudos, trabalhos, ministérios... queremos mais saber das festas, das confraternizações, das comemorações. E isso não é errado, celebrar e dar graças pelas sementes plantadas e pelos frutos já produzidos são bênçãos maravilhosas, mas o que não é muito legal, é o fato de que 'matamos' os últimos meses do ano, como se não pudéssemos gerar frutos ainda neste ano, como se não fosse possível realizarmos algo que planejamos para o ano novo de 2011, quando ainda estávamos em 2010.

E, pensando nisso, depois de dizer a mim mesma, te digo: AINDA DÁ TEMPO!

Eu não sei você, mas quase todos os anos tenho o costume de fazer uma listinha com os objetivos para o ano que está por vir, que só é novamente aberta quando estiver para escrever a próxima, do outro novo ano. Infelizmente, e não me recordo o por quê, não escrevi ou não guardei bem guardada a lista para 2011, porém, me sinto bem com os mais de 10 meses que já passaram. O problema, é que estou querendo me acomodar com o que já foi, e deixando de lado, desperdiçando, o que ainda faz parte desse ano, os mais de 40 dias que tenho para ainda fazer acontecer.

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. - Efésios 5:15-17

A Bíblia é linda, não é?! Perfeitinha demais, glória a Deus!

Essa passagem é bem clara, quando nos alerta para a maneira que insistimos em conduzir nossas vidas, de forma néscia, imprudente, relaxada, e, claro, nos exorta, nos anima a perseverar, a aproveitar cada oportunidade nessa época que, ao mesmo tempo que é tão festiva, e alegre, é tão corrida, seja no meio escolar, profissional, acadêmico ou secular.

Em outra versão, a Palavra de Deus diz para remirmos o tempo, não desperdiçarmos nossos dias, nossas horas, minutos e segundos, a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, e não podemos nos conformar com o que o mundo dissemina (Romanos 12:2), como por exemplo, a cultura da procrastinação, da preguiça, do deixar para amanhã, ou a de começar a dieta na segunda-feira, no nosso caso, no ano de 2012.

Na presença de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos por sua manifestação e por seu Reino, eu o exorto solenemente: Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. - 2ª Timóteo 4:1-2

Ainda que esteja sendo difícil, e você tenha um milhão de coisas para fazer, clame ao Senhor, o nosso socorro bem presente (Salmos 121:2)! O ano não acabou, e temos tempo suficiente para fazer a obra que Deus nos confiou, levar as boas novas a toda criatura, anunciar o amor de Deus a tempo e fora de tempo. Nada de fechar o balanço antes do último dia do ano, hein?!

Tudo isso é para o bem de vocês, para que a graça, que está alcançando um número cada vez maior de pessoas, faça que transbordem as ações de graças para a glória de Deus. Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. - 2ª Coríntios 4:15-18

Ainda dá tempo! Não esmoreça, não desanime, persevere, tenha bom ânimo!

Por: Nathália Ayumi

veja também