O casal que Deus admira / curte!

O casal que Deus admira / curte!

Atualizado: Quinta-feira, 8 Setembro de 2011 as 9:07

Até aqui falamos algo sobre homens e mulheres de Deus... agora vamos escrever algo sobre casais que Deus curte!

Hoje vou usar um acróstico para tentar facilitar a memorização

C ompromisso

A mor

S erviço mútuo

A rriscar juntos

L  ouvando em todo tempo

1) COMPROMISSO

A Bíblia fala de compromisso na vida desde Genesis. Na criação Deus investe Adão de autoridade e governo " Façamos o homem a nossa imagem e semelhança; DOMINE sobre os peixes…aves…gado, e SOBRE TODA A TERRA"! Gn1:26

Compromisso envolvendo escolha: "Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-a a sua mulher, e serão ambos uma só carne" Gn2:24

O compromisso de um rapaz e a garota é feito de livre vontade, é feito diante de Deus ( para os que crêem nEle!), e é feito segundo parâmetros dados pela Palavra de Deus!

"Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade" Lm3:27  Esse jugo no hebraico é aquele mesmo que se coloca no pescoço do boi para levar a carga: a canga! E certamente no contexto, esse jugo não é pecado, é responsabilidade, compromisso! Por que então jovens ditos cristãos " ficam" hoje com esta menina, amanhã com aquela e vice-versa??? Por que namoram "só pra ver se rola algo"???

O compromisso é gerado no convívio. O período de namoro não é para "aproveitar", "curtir", "sentir"; é para conhecer, falar, discutir, concordar, orar, etc .Por isso o compromisso com uma garota não pode ser carnal, "apressadinho" nos abraços, carícias no portão da casa dela, etc

Sansão se deu mal! Por que? Porque desobedeceu ao que Deus o orientou para que não se envolvesse com mulheres de outros povos pagãos e idólatras. Compromisso é opcional! " Subiu e declarou a seu pai e sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus: agora pois tomai-ma como mulher. Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: não há porventura mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, aqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me essa porque agrada aos meus olhos" Jz 14: 2,3 Além disso, Sansão gostava de sair com outras a quem pagava para ter sexo! Jz16:1  Por isso tudo, ele acabou nas mãos de Dalila e quase pôs a perder um plano que Deus tinha para ele, certamente bem melhor do que a forma como ele  foi usado para destruir os filisteus: a custa de sua própria vida e vergonha!

O compromisso de um casal  primeiro com Deus, e depois um com o outro, é a garantia de estar buscando da forma certa, mesmo que no final ambos entendam que não devam continuar um relacionamento! Esse compromisso Deus curte!

2) Amor

Ahhhh, o amor !!!! Bem, amor é uma coisa linda mesmo, que desabrocha como uma flor e exala um perfume nunca antes sentido ( Waw!!! Essa fui eu mesmo que criei! rsrsrs ) Paulo escrevendo aos Coríntios ( cap.13) fala do amor que Deus "curte"! Essa descrição de amor parece meio  "impossível" não? Poderíamos escrever um post só sobre o amor (talvez no futuro...). Mas aqui quero enfatizar que o amor dado por Deus entre um homem e uma mulher é  Agape ( doacional), Fileo ( de comunhão) e Eros ( amor físico, que muitos colocam como o mais importante para dar certo no relacionamento!).

A ordem de prioridade é:

1) Agape - um amor onde eu aprendo a amar alguém, amando a Deus primeiro;

2) Fileo - convívio, conversa, conhecimento mútuo, andar juntos ;

3) Eros - na consumação do casamento, a realização física de algo que já aconteceu no espirito e na alma antes!

Se essa ordem for mudada de alguma forma, o desastre é iminente!…e as vezes, inevitável!

3) Serviço mútuo

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de adiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. não podeis servir a Deus e a Mamom" Mt6:24 Jesus está falando aqui de compromisso com Deus e serviço prioritário a Ele, não a Mamom ( dinheiro, riquezas). As vezes meu namorado, ou minha namorada é minha principal riqueza e toma o lugar de Deus! Quero escrever também no futuro sobre as mutualidades que a Bíblia ensina: servir um ou outro, amar um ao outro, perdoar um ao outro,  considerar o outro superior a si mesmo, ajudar um ao outro,  etc Esses princípios de mutualidades no serviço são "UM ao OUTRO". Não dá pra ser um casal que Deus curte sem esses princípios ! Se eu SEMPRE tenho razão algo está errado! Se ela quer ser feliz só recebendo e não servindo, não haverá felicidade! A felicidade é fruto do serviço em amor de um para com o outro!

4) Arriscar juntos ( em Deus )

Quando Deus me falou anos atrás, sobre ir para o exterior e ser missionário, minha situação era: deixar meus empregos de médico, ir para um país caríssimo na Europa num momento onde a inflação no Brasil era 40%, isso mesmo, 40% ao MES!!!! Esposa e três filhotes pequenos para sustentar; mas esse "risco", Deus já estava falando comigo sobre ele há oito anos, preparando meu coração e o coração de minha esposa para isso!  Juntos já tínhamos perdido um filho, juntos já tínhamos passado por uma cirurgia séria que ela teve que fazer no 1o. aniver de casamento; juntos oramos , juntos tivemos paz na decisão e juntos " arriscamos" em Deus! Juntos vimos uma pequena e linda igrejinha começar na Escócia ( está lá até hoje)…e até hoje continuamos juntos "arriscando" em Deus     ( são trinta anos juntos neste ano!!! ) Só pra não dizerem que não coloquei nada bíblico neste tópico, lembro de Abraão e Sara: juntos saíram, sem saber para onde, juntos creram, juntos foram justificados e Deus curtiu muito tudo isso!

5) Louvando em todo tempo

Difícil louvar a Deus quando acabo de terminar um namoro, né? Todas as coisas  contribuem para o bem…difícil…,sim é difícil! Mas libera o sobrenatural! Quando um casal junto louva a Deus e agradece por tudo juntos, Deus curte isso e pode até mudar situações impossíveis! Quando fazemos isso juntos, estamos dizendo: " Senhor, nós como casal confiamos em ti independente da situação que estamos passando". Isso estremece o inferno, assusta e manda embora os demônios que ficam tentando te desanimar. E além de tudo, os principados descobrem que existe um casal que , juntos, confiam em Deus incondicionalmente! E Deus curte muito tudo isso!

Por Gerson Ortega

veja também