O início de grandes sites da Internet

O início de grandes sites da Internet

Atualizado: Terça-feira, 13 Dezembro de 2011 as 8:39

O site Mashable resolveu vasculhar o confins da internet para mostrar as versões inicias de algumas das "homes" das páginas mais populares da web. Seja pelo sentimento nostálgico, ou pela curiosidade histórica, vale a pena conferir os simples e funcionais designs dos sites que hoje possuem uma grande gama de recursos.

Google

A gigante de buscas na internet não mudou muito a aparência da página do seu serviço. Em compensação, eles adicionaram várias funcionalidades e recursos ao longo dos anos. Sergey Brin e Larry Page lançaram oficialmente a ferramenta de busca em 04 de setembro de 1998, e sua interface era tão simples porque, na época, Brin e Page não conheciam a fundo a linguagem HTML, e só queriam um design que fosse limpo e rápido para o buscador.

YouTube

Lançado em 2005, o YouTube tinha uma interface vazia, e sem nenhum vídeo em destaque na página oficial. O primeiro vídeo publicado no serviço foi do seu fundador, Jarwid Karim, e recebe o nome de “Me at the Zoo”. O vídeo tem 19 segundos de duração, e mostra Karim diante de elefantes, no zoológico de San Diego.

Facebook

O Facebook (ou "The Facebook") foi lançado por Mark Zuckerberg em fevereiro de 2004. E, tal como sua interface original indica, o site estava apenas disponível para os estudantes da Universidade de Harvard no seu lançamento. Hoje, mais de 800 milhões de usuários ao redor do planeta usam a rede social. Destaque para a foto de Al Pacino digitalmente manipulada no canto superior esquerdo do layout.

Yahoo

Yahoo é o acrônimo para "Yet Another Hierarchical Officious Oracle" (ou "mais um oráculo hierárquico oficioso", em uma tradução livre). O site é mais um produto de estudantes de Stanford, Jerry Yang e David Filo, e foi lançado em março de 1995. Se destacava por ser a primeira grande ferramenta de pesquisa online a receber destaque, com uma interface que contava com uma simples barra de busca e links para outros sites. Hoje, é conhecido como um grande site de notícias.

Amazon

A maior loja de e-commerce do mundo nasceu em 1995. Recebeu esse nome depois do vendedor de livros online (e criador do site) Jeff Bezos visitar o rio Amazonas. O site original contava po pequenos textos e ícones, elementos que remetem ao design que temos até hoje no site.

Twitter

Jack Dorsey lançou o Twitter em julho de 2006. Na época, o serviço se chamava "Twttr", nome esse inspirado no Flickr, e nos códigos de serviços de SMS dos Estados Unidos, que sempre contavam com 5 caracteres. A interface de sua página mudou pelo menos seis vezes nos últimos cinco anos, e o serviço conta com, pelo menos,  mais de 100 milhões de usuários.

NYTimes

A versão impressa do New York Times estreou em 1851, e o seu site, em 1996. Como você pode ver, a interface apresentava uma pequena versão digital do modelo impresso, com apenas uma foto, muito diferente do design atual, cheio de imagens e elementos interativos.

MySpace

Lançado em agosto de 2003, O design original do MySpace era bem simples, para competir com o Friendster. Porém, quando a popularidade do MySpace subiu entre 2005 e 2008, a News Corp. comprou a rede social, por US$ 580 milhões, adicionando diversos recursos e elementos ao site. O tempo passou, e de mais visitado site da internet, o MySpace sucumbiu para o status de "rede social esquecida". O site foi recentemente vendido para a Specific Media, em parceria com o cantor e ator Justin Timberlake, por US$ 35 milhões.

Mashable

Quando lançado em julho de 2005, o Mashable era um mix de blog de notícias de tecnologia e rede social. Criado por Pete Cashmore, o blog se transformou em um site, que hoje conta com uma grande equipe de redatores, que trabalham em dois escritórios em Nova York e San Francisco, sendo uma das referências em notícias de tecnologia na web.

Via Mashable

veja também