O que não fazer ao elaborar um currículo

O que não fazer ao elaborar um currículo

Atualizado: Terça-feira, 11 Junho de 2013 as 7:29

curriculoPara conseguir um emprego, é importante que você apresente um currículo feito da maneira mais adequada possível, com características que qualificam você como o candidato ideal. Existem alguns erros comuns que as pessoas cometem ao elaborar um CV. Por isso, confira quais são eles:
 
1. Não cite suas experiências profissionais em ordem cronológica
Como normalmente as empresas recebem uma quantidade muito grande de currículos a serem avaliados, pode ser que observem rapidamente cada um deles. Citar em ordem cronológica pode fazer com que você perca a chance de ser chamado para a entrevista, já que é provável que suas primeiras experiências profissionais não tenham sido boas o suficiente. Por isso, prefira listar seus melhores empregos primeiro.
 
2. Não mande o mesmo currículo para todas as vagas
Cada empresa procura por características específicas em um candidato. Portanto, personalize seu currículo de acordo com o que cada uma delas pede, disponibilizando informações que mostrem por que você é a pessoa ideal para aquela vaga.
 
3. Não fale sobre experiências profissionais irrelevantes
Ter experiências profissionais no currículo é essencial, porém citar trabalhos que não tenham a menor relação com a vaga para a qual você se candidatou não vai garantir o seu emprego. Se você passou dois anos em um emprego no qual você apenas organizava prateleiras, por exemplo, prefira deixar essa informação de fora.
 
4. Não cite referências
É sempre bom que você tenha pessoas que possam te ajudar com referências para um novo emprego. Porém, citar quem são essas pessoas no seu currículo não ajudará. Se a empresa quiser referências, o entrevistador perguntará por elas.
 
5. Não seja chato
Tente ser criativo ao elaborar um currículo para que ele ganhe mais destaque. Encontre uma maneira nova de citar suas qualidades e tenha mais chances de conseguir o emprego.
 
6. Não cometa erros gramaticais
Antes de enviar seu currículo, confira quantas vezes forem necessárias para garantir que você não cometeu nenhum erro gramatical. Pode parecer simples, mas isso poderia arruinar sua chance de conseguir uma entrevista.
 
7. Não cite informações desnecessárias
Informações desnecessárias vão desde algum trabalho que você fez na infância até o link de um perfil em uma rede social que você não atualiza há meses. Tome cuidado para não cometer esse erro que pode fazer você parecer uma pessoa não profissional.
 
8. Não escreva demais
Seu currículo deve ser um resumo das suas experiências e qualificações. Escreva em tópicos apenas o que for mais importante e tente não deixá-lo mais longo do que uma página.
 

veja também