O que você precisa ter em mente se quer se aventurar por outros países

Mochilão entre jovens é impulsionado por preços em conta

Atualizado: Sexta-feira, 13 Janeiro de 2012 as 10:30

Antes de explorar a Europa e outros continentes, muitos jovens têm escolhido a América do Sul para fazer o seu primeiro mochilão.
O motivo é o preço. "É tudo muito barato. Passamos um mês viajando, ficamos nos melhores albergues, comemos muito bem e até esquiamos. Gastamos pouco mais de R$ 3.000 cada um", conta Nando Takenobu, 21. Com duas amigas, ele foi do Peru à Argentina nas férias de julho.
Segundo Isabel Baptista, gerente da agência de viagens CI, a procura por roteiros na América Latina aumentou 50% desde o ano passado, especialmente entre os viajantes jovens.
Ela conta que, por isso, em maio a agência criou pacotes para países antes pouco procurados, como Peru e Bolívia (veja os principais destinos no quadro abaixo).
"Por causa do câmbio favorável, é a região mais econômica para se fazer uma viagem internacional hoje em dia."
O continente também atrai os mochileiros independentes, que não usam agências de viagem. No seu maior ponto de encontro na internet, o fórum mochileiros.com, há 45 mil mensagens sobre a América do Sul (são 15 mil sobre a Europa).
Mas nem tudo é perfeito. Que o diga Diego Gutierrez, 21. Depois de cinco dias de trilha para chegar a Machu Picchu, começou a chover. Com várias regiões do Peru alagadas, ele e dois amigos ficaram ilhados e tiveram de ser resgatados pela FAB (Força Aérea Brasileira) para voltar ao Brasil.
Valeu a pena? "Bom, meus pais não gostariam que eu fizesse outro mochilão, acho."

veja também