Obra de vestibular em versão quadrinhos pode ajudar alunos

Obra de vestibular em versão quadrinhos pode ajudar alunos

Atualizado: Quinta-feira, 18 Agosto de 2011 as 10:04

A satírica e famosa história de Gil Vicente "Auto da Barca do Inferno", que faz parte da lista dos livros obrigatórios da Fuvest, também pode ser lida agora no formato quadrinhos com o lançamento da Ed. Peirópolis.

O responsável pela adaptação é o cartunista Laudo Ferreira, que assim como os outros quadrinhos da série "Clássicos da HQ", manteve os diálogos do texto original de 1517.

Muitos especialistas afirmam que foi Gil Vicente quem introduziu o "auto" (que designa de forma genérica uma representação teatral) em Portugal.

O "Auto da Barca do Inferno" acompanha de forma irônica a crença religiosa e arrogância da sociedade burguesa da época, sugerindo que, no final, todos serão julgados por seus atos.

No cenário apresentado pelo autor, entre a embarcação ditada pelo diabo que leva ao inferno, e a do lado, comandada por um anjo a caminho do paraíso, uma fila de mortos recebe as "instruções" para onde deve seguir, o que rende muita confusão, pois ali se encontram fidalgos, sapateiros e até um frade.

Confira quais são os livros obrigatórios para o vestibular de 2012, de acordo com as informações do site oficial da Fuvest :

Auto da Barca do Inferno - Gil Vicente;

Memórias de um Sargento de Milícias - Manuel Antônio de Almeida;

Iracema - José de Alencar;

Dom Casmurro - Machado de Assis;

O Cortiço - Aluísio Azevedo;

A Cidade e as Serras cidade e as serras - Eça de Queirós;

Vidas Secas - Graciliano Ramos;

Capitães da Areia - Jorge Amado;

Antologia poética (com base na 2ª ed. aumentada) - Vinícius de Moraes.    

veja também