MENU

Geral

Onde eu acho um namorado novo em 2011?

Onde eu acho um namorado novo em 2011?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Se uma de suas resoluções – ou vontades – para 2011 é encontrar um namorado, talvez seja a hora de tratar o assunto como uma questão estratégica. Às vezes, o amor é como uma meia: se encontrar o par é um problema, pode ser que você simplesmente não esteja procurando nos lugares certos. O Delas conversou com Ailton Amélio da Silva, doutor e professor de Psicologia da USP e autor do livro “Relacionamento Amoroso Como Encontrar Sua Metade Ideal e Cuidar Dela” (Publifolha) para saber, afinal, onde procurar o amor.

Segundo pesquisa do especialista, 37% dos relacionamentos começaram de relações de amizade ou coleguismo. Ou seja, gente que já estava por ali, mas que não tinha se olhado direito. Uma boa pedida é aproveitar o clima festivo de fim de ano e socializar: “Frequentar locais onde haja possíveis parceiros compatíveis, dispostos e disponíveis, como festas de amigos e locais onde as pessoas possam ser apresentadas umas às outras”, recomendou Ailton.

Aliás, socializar é apenas o primeiro passo. Se você faz a linha “tímida”, vai ter que superar algumas travas: “Tem que dar uma chance para o contato, falar com as pessoas”, aconselhou o professor, frisando que não adianta ir às festas e não fazer nada.

As baladas podem parecer o lugar ideal para quem quer se envolver com alguém, mas não é bem assim. De acordo com ele, apenas 20% dos casais se formaram em barzinhos e afins. Para quem procura algo sério, a chance de um compromisso verdadeiro é pequena.

Apesar da necessidade de superar a timidez e se entrosar, ele afirma que o autocontrole também é essencial para quem está na busca por parceiro. Quando perguntado sobre os erros mais comuns que as pessoas cometem, o psicólogo citou o ritmo de revelação, falar de menos e erros de aparência.

No mais, o especialista recomenda respeitar ao outro e a si mesmo, além de valorizar a conversa. Mas derruba o mito da atração entre opostos, lembrando que as chances de se engatar um relacionamento é mais alta entre indivíduos parecidos: “A regra é ser similar ao outro, em nível educacional compatível, rendimentos, etc.”, diz.

Esqueça as simpatias e procure um pretendente no lugar certo:

37% dos casais já eram amigos e/ou colegas antes de engatarem o relacionamento amoroso 32% foram apresentados por terceiros 20% dos casais se formam em baladas (encontros em festas, bares e afins) 5% dos casais se formam de encontros acidentais (na fila do banco, açougue, cinema...) Os demais se conheceram em situações variadas, especialmente pela Internet.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições