Organização: dicas para quem mora sozinho

Organização: dicas para quem mora sozinho

Atualizado: Quarta-feira, 23 Fevereiro de 2011 as 12:57

Ter o seu próprio canto, poder fazer o que bem entender quando quiser, não dar satisfações - esse parece ser o maior sonho de quem quer morar sozinho. Mas, quando o plano se torna realidade, muita gente percebe que as vantagens de sair do ninho da família e não dividir a casa com ninguém vêm acompanhadas de uma série de responsabilidades.

A Hubby preparou algumas dicas para ajudar você a planejar as tarefas diárias, arrumar o seu espaço e ter tempo tanto para as responsabilidades quanto para a diversão:

Veja dicas e aprenda a se organizar com as contas e as tarefas de casa

1- Seja sempre organizado; isso é essencial para quem mora sozinho.

2- Crie uma rotina com as tarefas diárias da casa; tente estabelecer uma sequência lógica/funcional das atividades e procure segui-la.

3- Organize pagamentos e correspondências para não se esquecer de nada e não perder os comprovantes.

4- Controle sua dispensa e geladeira; faça uma lista periódica (pode ser semanal, quinzenal ou mensal), relacionando produtos de limpeza, higiene e alimentos para não precisar sair correndo de última hora (vale acrescentar inclusive algum petisco especial).

5- Não deixe para depois o que pode fazer agora, principalmente no que diz respeito à limpeza - isto vale para a louça, banheiro, sala e até a cama.

6- Facilite a sua vida, tendo objetos e roupas fáceis de limpar e conservar.

7- Se possível, tenha uma diarista uma vez por semana ou a cada 15 dias; é muito difícil fazer tudo sozinho e uma ajuda é sempre bem vinda depois de um dia de trabalho.

8- Planeje suas refeições com antecedência - principalmente o café da manhã - para não sair sem comer.

9- Assim que acabar a refeição, guarde tudo na geladeira, jogue o lixo e deixe as coisas organizadas.

10- O fim de semana é para descansar e recarregar as energias. Não deixe acumular tarefas para serem cumpridas no seu período de lazer.

Dessa forma, pode-se aproveitar muito o sonho de ter o seu canto para viver.

veja também