Os homens são todos iguais... até você se apaixonar por um

Os homens são todos iguais... até você se apaixonar por um

Atualizado: Terça-feira, 11 Junho de 2013 as 7:42

namorados"Os homens são todos iguais" é a frase mais repetida entre as mulheres e já virou um bordão em decadência, bobo e sem sentido. Isso porque toda generalização é limitante e não traz o benefício da reflexão. E no final mais atrapalha do que ajuda na hora de encontrar uma pessoa legal. 
 
Nessa ciranda ninguém sai ganhando. Tenho visto homens muito incomodados e mulheres insatisfeitas que ao invés de avaliarem suas posturas apenas repetem como um mantra a ideia de todos serem iguais.
 
Não, eles não são. Assim como as mulheres também não são, ninguém é igual (até porque se assim fosse, o mundo seria um lugar muito chato).
 
Para ajudar aquelas que insistem nessa imagem dos homens, vamos levantar alguns pontos que, espero, as façam sair do lugar e experimentar novos olhares.
 
Em primeiro lugar a escolha será sua em enxergar no atual companheiro as características exclusivas dele. Saia do lugar comum de só perceber o que já conhece, abra espaço dentro de você para conhecer o que ele tem de diferente, ainda que isso signifique que ele não se enquadre no seu "sonho" de homem (o que é muito melhor já que os sonhos sempre acabam). Acorde para a realidade e veja o homem legal que pode estar ao seu lado.
 
Você costuma comparar seu ex com seu atual? Se faz, isso então é melhor tomar cuidado. Pode ser uma cilada e você termina voltando para o mesmo erro. Eles não são iguais, então como comparar? Certamente você se considera bem diferente de todas as mulheres ao seu redor. Como se sentiria se fosse comparada com elas?
 
Julgar um homem com base no ex é um imenso erro e você só vai sair perdendo.
 
E que tal transformarmos a afirmação no seguinte: “por que os homens que eu me relaciono sempre terminam agindo do mesmo jeito?”. É provável que você não esteja ampliando seu leque de oportunidades e insista sempre no mesmo perfil. Pare de frequentar o mesmo barzinho, grupo social e repetir programas. Variar é fundamental. Conheça pessoas novas, grupos que jamais imaginou frequentar, pratique um esporte ao ar livre, mude o lugar das baladas. Isso significa mude seu "ideal" de homem.
 
Por último, avalie se suas atitudes conduzem sempre a um mesmo desfecho na relação. Talvez seja você aquela que repete o mesmo comportamento e eles apenas reagem a isso. Conheci mulheres extremamente inseguras e ciumentas que geravam nos companheiros sempre o mesmo tipo de reação. Elas não percebiam e no fim criticavam seus companheiros que se distanciavam delas. Aquelas que se deram conta do que faziam conseguiram rever a postura no namoro, abrindo espaço para que eles também demonstrassem todas as suas qualidades.
 
Enfim, está no seu controle aprender a diferenciar o que é um comportamento masculino do que é o comportamento individual de cada homem. Homens e mulheres terão traços específicos de cada gênero, mas isso está muito distante de serem todos iguais. Tenha o cuidado de enxergar cada um que está ao seu lado e não procure no outro apenas o que deseja encontrar.
 
Deixe de lado esse mantra antigo sobre todos serem iguais e celebre as diferenças.

veja também