'Os Smurfs' brinca com as críticas feitas ao desenho animado

'Os Smurfs' brinca com as críticas feitas ao desenho animado

Atualizado: Terça-feira, 2 Agosto de 2011 as 9:27

"Os Smurfs" são criaturinhas azuis que vivem em cogumelos e têm nomes de acordo com sua personalidade (Habilidoso, Raivoso, Desastrado...).

Faziam sucesso nos desenhos animados dos anos 80, mas também eram muito criticados. Os espectadores diziam que viviam em um mundo com regras absurdas, onde os seres não têm personalidade, são sempre felizes e têm apenas uma mulher no grupo.

O filme "Os Smurfs", que estreia nos cinemas no dia 5 de agosto, tem a qualidade de brincar com essas críticas. Começa dizendo que "basta ser azul para ser feliz". E realmente vai "tudo azul" na vila secreta onde vivem os Smurfs. Até que, por uma confusão do Desastrado, o vilão Gargamel consegue invadir suas casas. Para fugirem dele, as criaturinhas acabam passando por um portal e vão parar em Nova York!

A maioria das piadas, a partir de então, é baseada nas confusões dos "caipiras" na cidade grande, que não andam de táxi ("carroça mecânica" para os personagens) ou de metrô ("carruagem de metal", como o chamam no filme) e não usam gravata ("coleira"). Gargamel acaba ficando mais engraçado que medonho, com destaque para seu gato Cruel, que tem expressões e risadas de gente.

Sobre a personalidade dos Smurfs, uma das personagens diz no filme: "Ninguém é uma coisa só". Desastrado, por exemplo, vai provar que, além de trapalhão, é também muito esperto.

Cena de "Os Smurfs" Já Smurfete é criticada por ser a única filha mulher de Papai Smurf (que tem 99 filhos!) e por sempre usar a mesma roupa. O filme explica como Smurfete foi parar entre os Smurfs, traindo Gargamel. Quanto à sua roupa, a situação se inverte: nós é que somos criticados por comprar mais vestes do que precisamos.

E se ninguém sabia de onde essas criaturas azuis tinham surgido, o filme apresenta uma teoria: são criaturas mitológicas da Bélgica, como duendes, e trazem sorte para quem está perto delas.

No final do filme acaba tudo azul, se até lá você não se irritar com a musiquinha repetitiva (que diz apenas lá lá lá lá lá lá) ou com o exagero de trocadilhos com a palavra "smurf" ("Meu Smurf do céu!", "estou smurfando", "smurfou de vez").

O filme mistura animação e atores (um deles é o menininho do filme "ET", o que rende uma piadinha no longa) e será lançado em 3D.

Clique   aqui   para conhecer os principais personagens de "Os Smurfs".

"Gostei do gato do Gargamel. Ele tem uma risada engraçada. A mistura de atores e desenhos também ficou legal."

GABRIELA LERNER, 10    

veja também