Paquera e mil e uma inseguranças

Paquera e mil e uma inseguranças

Atualizado: Quarta-feira, 7 Dezembro de 2011 as 9:45

A Cris* contou para a gente que tem 16 anos e se sente extremamente insegura: 'Quando algum cara se aproxima de mim, fico muito nervosa e estrago tudo. E tenho uma mãe que não ajuda muito na minha autoestima. Gostaria de me libertar dessa prisão emocional e me abrir para o mundo, encontrar um cara bacana e ser feliz. Tenho meus desejos de mulher, mas não consigo nada sendo assim. Queria algumas dicas pra acabar com esse meu lado inseguro e destrutivo' Uau, vamos lá, por partes:

Sentir-se insegura: Doses de insegurança são naturais, e em qualquer idade. Não há quem seja 100% segura durante 24 horas por dia. Ou seja, a primeira dica para você é esta: não se exija demais. Aceite a insegurança como algo que faz parte da sua vida e das demais pessoas.

Ficar nervosa com os caras: Isso também faz parte do dia-a-dia das garotas e das mulheres em geral. Sabe por quê? Quando a gente se interessa por alguém, é natural (e esperado) dar um frio na barriga mesmo. Umas pessoas ficam mais tensas, outras menos. E outras disfarçam bem. Mas, no fundo, essa ansiedade é outra coisa que faz parte da vida das pessoas – de mulheres e de homens também. Ou seja: a dica número dois é entender que esse nervosismo que bate em você pode bater no moço também. Faz parte da vida de qualquer pessoa.

A mãe e a auto-estima: Há mães que parecem que detonam mesmo a vida da gente. Mas há outras que nem fazem isso, só que a gente percebe as ações delas de um jeito bem negativo. Essas são apenas algumas possibilidades. Seja qual for a sua mãe, ou a maneira que você a percebe, vale uma dica para ficar de bem com a sua autoestima: não se cobre demais. Ninguém é perfeito. Somos todos seres humanos, com falhas e mais falhas. E qualidades também! Quais são as suas? Que tal olhá-las com carinho?

Liberdade e encontro de alguém bacana: Leve em consideração pontos como esses que abordamos aqui para ficar mais confortável com você mesma. Esse é um jeito de ficar mais livre e tranquila para ser você mesma. E quanto ao cara bacana? Calma que ele aparece... Acredite!

veja também