MENU

Geral

Para mulheres, namorado ideal tem a cara do pai

Para mulheres, namorado ideal tem a cara do pai

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:23

Todos dizem que os homens tendem a buscar mulheres que lembrem suas próprias mães. Pois esse fenômeno, um "estigma sexual", também ocorre entre as mulheres e seus pais. Uma pesquisa, publicada na revista especializada Proceeding of the Royal Society B, apontou que a estrutura facial dos pais é tida como padrão para as filhas na hora de eleger um parceiro, mesmo quando elas são adotadas. Dessa forma, os resultados sugerem que o comportamento está regido pela experiência, e não pelos genes.

O estudo, realizado na Universidade de Pécs, na Hungria, analisou traços faciais de 67 casais de jovens, que mantinham uma relação estável, e dos rostos de cada um de seus pais. Foram medidas proporções, como a relação entre o comprimento e a largura da face, entre o tamanho do nariz e o comprimento do rosto, e as dimensões da boca.

Baseados nesses achados, os pesquisadores descobriram que, de modo geral, as feições do namorado se assemelhavam mais ao rosto do pai da respectiva namorada do que aos rostos de outros homens envolvidos no estudo. E, de acordo com os pesquisadores, essa semelhança foi muito acentuada nas medidas do centro da face, referentes aos olhos e ao nariz.

Por outro lado, os homens também namoravam mulheres parecidas fisicamente com as suas próprias mães. A semelhança, porém, ficou mais restrita à parte inferior do rosto, especialmente queixo e lábios.

"Nossos resultados apóiam a hipótese do estigma sexual", afirma Tamas Berezckei, que comandou a pesquisa. "Com isso, é possível dizer que as crianças fixam em suas mentes a figura protetora do seu progenitor do sexo oposto e buscam um parceiro que se pareça com essa imagem."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições