Participação de eleitores diminui 25,65% em quatro anos

Participação de eleitores diminui 25,65% em quatro anos

Atualizado: Quinta-feira, 6 Maio de 2010 as 5:09

São Paulo - O número de eleitores com idade entre 16 e 17 anos caiu 25,65% desde a última eleição para presidente da República, em 2006, conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para o cientista político Valdir Pucci, o Brasil vive uma espécie de acomodação democrática que provoca esse desinteresse dos jovens pela vida política. De acordo com ele, o país vive uma normalidade democrática, realidade parecida com a dos lugares onde o voto é facultativo, razão pela qual a sociedade não é mobilizada.

Ainda, segundo Pucci, a falta de crédito nos candidatos faz com que os jovens se sintam desinteressados."O cidadão brasileiro como um todo tem um descrédito em relação à política, de que não adianta votar porque tudo vai continuar como sempre esteve. E com os jovens não é diferente", explica, conforme publicado pela Agência Brasil.

Alteração

Para Pucci, a entrada de novos nomes na política ou alguma mudança consistente nos rumos do país podem causar uma mudança neste cenário daqui a quatro anos. "Se não tivermos nenhuma mudança grave no ritmo do país nem surgir um novo nome, a tendência é ficar assim".

Fonte Infomoney

Postado por Nany de Castro

veja também