Perfil de garota no Twitter recebe mais de 8 mil denúncias por racismo

Perfil de garota no Twitter recebe mais de 8 mil denúncias por racismo

Atualizado: Segunda-feira, 12 Dezembro de 2011 as 10:44

Mais de um ano após a polêmica da estudante Mayara Petruso, outro perfil no Twitter causou grande polêmica. Desta vez, a conta de uma usuária, identificada como Sophia, disparou uma grande quantidade de posts preconceituosos contra nordestinos.

Isso foi suficiente para que mais de 8 100 denúncias entre a madrugada e o início da tarde desta sexta (9) fossem enviadas para a ONG Safernet, organização não-governamental especializada no combate de crimes contra direitos humanos na web.

"Estamos apurando para esclarecer se a conta dela foi hackeada ou não. É um perfil antigo. Não descartamos esta possibilidade. Mas se for ela mesma, poderá responder pelo crime de racismo, que é inafiançável. A pena varia de dois a cinco anos" disse ao site Terra Magazine o presidente da SaferNet, Thiago Tavares.

A conta, em nome de uma estudante gaúcha de 18 anos, tem mais de 40 mil seguidores, e postou mensagens chamando a população da região Nordeste de suja e pobre.

Um dos tuítes diz que "nordestino não nasce.. é cagado”. A conta também rebateu as críticas: "#Orgulhodesernordestino , Piada do Ano 2011... maldita inclusão digital do lula...".

veja também