Pesquisa aponta 37% de estudantes tem medo de ser avaliado em entrevistas

Quem tem medo de entrevista?

Atualizado: Sexta-feira, 14 Dezembro de 2012 as 1:32

 

Se preparar pra enfrentar o mercado de trabalho é um desafio e tanto para os estudantes que buscam uma carreira na área que desejam atuar e parte desse processo envolve em grande parte dos casos o período de estágio que é quando o estudante vê de perto as dificuldades de exercer a profissão e quão prazeroso é fazer o que aprende e gosta.

O problema é que durante o processo de contratação do estagiário existe um processo de seleção conhecido por todos como entrevista e que em muitos casos deixam os jovens nervosos e devido ao nervosismo, muitos acabam perdendo as oportunidades de estágios propostas.

Uma pesquisa realizada pelo CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) mostrou que 37% dos candidatos a uma vaga temem as entrevistas. Esse número é relativamente alto para o número de candidatos a vagas atualmente.

Logo atrás na pesquisa aparecem as dinâmicas de grupo com 22% que também assustam bastante os candidatos a vagas.

Depois vem às etapas de elaboração de currículo (20%) e os testes de conhecimento (12%) como fator que também amedrontam os estudantes. E por último Os testes psicológicos com 9% do total de jovens que participam de processos seletivos para vagas de estágio.

A questão então é como se preparar para ir a uma entrevista de estágio?

O medo de ser avaliado e de não corresponder às expectativas do recrutador é o que mais deve ser trabalhado para encarar esse processo.

Uma dica do CIEE para os jovens é procurar cursos da entidade que possam ajudá-lo a encarar uma entrevista, com treinamento que abordam as diferentes modalidades de entrevistas utilizadas pela a área de seleção da empresa além de ensinar como o participante deve se comportar, durante e depois desse processo.

Nos cursos e treinamentos do CIEE, também é possível conhecer as melhores atitudes, comportamentos e trabalho em equipe para se der bem nas dinâmicas de grupo. Além de dicas para elaboração de currículo e capacitação em conhecimento específico de diversas carreiras, como redação, matemática, matemática financeira, informática, entre outros.

Então já sabe não é? Si você tem medo de entrevista procure pôr em prática essas dicas pra você não perder nenhuma oportunidade porque o resto, Deus faz acontecer!

 

Com informações de: Infomoney e dados do CIEE

veja também