Pesquisa mostra que 75% dos jovens possuem celular

Pesquisa mostra que 75% dos jovens possuem celular

Atualizado: Sexta-feira, 11 Novembro de 2011 as 10:14

Embora tenha crescido até alcançar dimensões planetárias, a internet hoje cabe no bolso da calça. Com a chegada de celulares e smartphones avançados, a rede se desprendeu dos computadores e ganhou mobilidade. A internet móvel, como é conhecida, não é novidade, mas não para de crescer e conquistar jovens usuários.

Recente pesquisa da Quest Inteligência de Mercado mostra que adolescentes entre 12 a 19 anos fazem parte do público que mais usa o celular para entretenimento, como música, TV, jogos, redes sociais, compartilhamento de fotos e vídeos, entre outras funcionalidades.

De acordo com a pesquisa, 75% das pessoas nessa faixa etária têm celular, sendo que 25% delas leem e–mail no aparelho. Entre o público com idade de 32 a 51 anos, 86% usam telefonia móvel, mas apenas 9% acessam o correio eletrônico no dispositivo.

Para o coordenador de projetos de tecnologia da informação, Rafael Castro Fagundes, os jovens são mais receptivos a novos produtos, por isso são prioridade como público alvo das empresas de produção de conteúdo para celulares e smartphones.

"As empresas que produzem conteúdo para aparelhos portáteis de comunicação direcionam seus produtos para os jovens, que respondem pelo público mais fiel da internet pelo celular", diz.

Novela no celular

Depois do rádio e da TV, chegou a vez do celular transmitir novelas para o público. Essa foi a última ideia da operadora Oi na criação de conteúdo para a telefonia móvel. "Tem boi na linha" é o nome da novela, que conta a história de cinco jovens morando em um albergue no Rio de Janeiro para estudar e trabalhar.

Cada novo episódio fica disponível para download de segunda a sexta-feira para usuários da Oi, por R$ 0,99. O projeto Vídeo Maker, da Claro, também é mais um voltado ao público jovem que consome conteúdo no celular. Os clientes da operadora podem criar seus próprios vídeos para serem divulgados no aparelho. O melhor vai receber uma viagem a Londres como prêmio.

veja também