Pesquisa revela o que leva as pessoas a cortarem laços com amigos no Facebook

O que te leva a cortar laços com amigos no Facebook?

Atualizado: Sexta-feira, 3 Fevereiro de 2012 as 1:12

Uma pesquisa realizada pelo instituto NM Incite indicou quais são os motivos e posturas que fazem pessoas cortarem laços com "amigos" no Facebook. Mapeando inicialmente os tipos de usos dados à essa rede social por homens e mulheres, o estudo indicou que 82% das mulheres somente adicionam uma pessoa à sua lista de contatos do Facebook caso a conheçam “na vida real”: em ambientes de estudo, trabalho, entretenimento e outros. 

Já homens – 60% deles – têm o hábito de iniciar amizades a partir de pessoas em comum, visando criar uma atmosfera de networking, profissional ou meramente social. Membros do sexo feminino entrevistados para esta pesquisa declararam utilizar o site de Mark Zuckerberg para se divertir com conteúdos criativos e se informar a respeito de promoções. 

Em termos de repulsa, ambos sexos têm posturas diferenciadas, mas igualmente pertinentes. Enquanto mulheres aparentam não tolerar comentários rudes ilustrando suas timelines, homens costumam se incomodar com anúncios e propagandas indesejáveis nessa.

Outras ações também fazem com que, usualmente, usuários desistam de suas amizades, colocando em ação o botão de ‘Unfriend’ do Facebook. A lista se estende por pessoas "semi conhecidas" - com as quais se teve ou tem pouco contato -, o hábito de redigir comentários depreciativos e panfletários, informações indesejáveis sobre divórcios, pessoas que adicionam outras só para criar volume em sua conta, membros que atualizam demais seus perfis e membros que nunca atualizam suas páginas.

Um ponto fora dessa pesquisa, mas extremamente relevante, é o abuso do uso da tecla Caps Lock, por usuários que aparentemente querem se posicionar sem se preocupar em fundamentar suas argumentações; resolvendo “ganhar” discussões “no grito”. Responsáveis pela pesquisa relembram um ponto que deveria ser a regra de ouro do uso de qualquer rede social: em ambiente online também há um código de conduta e bons modos a serem seguidos, e os tópicos obtidos na pesquisa proporcionam uma ótima visão de onde é possível estar pecando.

E você? O que mais lhe irrita no mau uso Facebook? 

veja também