Pessoas bonitas podem não ser parceiros ideais

Pessoas bonitas podem não ser parceiros ideais

Atualizado: Segunda-feira, 22 Agosto de 2011 as 9:44

Apesar de serem consideradas algumas das pessoas mais bonitas do mundo, com rostos simétricos, celebridades como Natalie Portman, Brad Pitt e George Clooney podem não ser tão perfeitas assim. Dois acadêmicos espanhóis, um da universidade de Edinburgh, em Barcelona, e outro da universidade de Madri, concluíram após experimentos que aqueles considerados mais bonitos são também os mais egoístas. Os dados foram divulgados no site Daily Mail.

O jogo proposto pelos pesquisadores consistia em escolher entre ser um pombo ou um falcão, sendo que o pombo significaria cooperar para um bem maior, e o falcão apenas se autobeneficiar. Uma opção apresentada aos jogadores era que se sua dupla escolhesse um pombo, você ganharia mais pontos. Após as escolhas, analisou-se o rosto dos participantes.

O que se observou foi que os jogadores com rostos mais simétricos, em sua maioria, escolheram o caminho mais solitário. Baseados em outros estudos que dizem que esse tipo de pessoa tende a ser mais saudável e ter menos doenças congênitas, os pesquisadores entenderam que pessoas com rostos simétricos são mais autossuficientes e não são motivadas a cooperar ou procurar ajuda.

A pesquisa também analisou os níveis de testosterona dos participantes e sugeriu que aqueles que possuem o hormônio em maior quantidade são mais agressivos e têm mais dificuldade com trabalhos em grupo.

veja também