Pessoas mentem mais em mensagens de texto

Pessoas mentem mais em mensagens de texto

Atualizado: Terça-feira, 31 Janeiro de 2012 as 10:19

Desconfie de e-mails e mensagens de texto que recebe. De acordo com uma pesquisa conduzida por David Yu, da Escola de Negócios da Universidade Estadual de Wichita, nos Estados Unidos, em parceria com a Universidade British Columbia, no Canadá, as pessoas tendem a mentir mais quando escrevem.

Para chegar a tal conclusão, a equipe contou com a participação de 170 alunos de negócios. Em uma encenação, alguns participantes atuariam como corretores que receberiam recompensas em dinheiro pelo aumento de vendas de ações, as quais perderiam metade do valor. Os compradores, por sua vez, não tinham a informação privilegiada da desvalorização.

Ao fim das transações fictícias, os compradores tiveram de classificar seus corretores como mentirosos ou não. Os que receberam informações por mensagem de texto apresentaram 95% mais chance de relatar uma fraude do que se tivessem feito contato por vídeo, 31% em relação a conversas pessoalmente e 18% em comparação com bate-papo por áudio.

Uma possível explicação para a queda significativa de lorota por vídeo é o efeito holofote, em que a pessoa se sente vigiada mais de perto. Já por mensagem, acredita ser menos examinada. As informações são do siteHealth.

veja também