Por falta de interesse, mulheres são piores com a tecnologia

Por falta de interesse, mulheres são piores com a tecnologia

Atualizado: Sexta-feira, 4 Novembro de 2011 as 9:02

Por que as mulheres apresentam pontuações menores em testes de tecnologia na escola? Pesquisadores se interessaram pelo fato de que os homens alcançam maiores pontuações em testes técnicos – mas não se saem melhor no trabalho.

Pesquisadores da Universidade de Iowa descobriram que a diferença no desempenho em testes técnicos não está relacionada com a inteligência, e por isso não apresenta impacto no desempenho no trabalho.

Mulheres jovens simplesmente não estão interessadas nos testes, mas têm a capacidade de adaptar-se às mesmas habilidades, caso seja necessário para algum trabalho.

O desempenho no trabalho é puramente baseado em inteligência. As pessoas inteligentes se dão melhor em qualquer trabalho, porque estão mais preparadas para aprender os requisitos necessários.

De acordo com Frank Schmidt, um dos pesquisadores, os fatores medidos pelos testes de aptidão específica não fazem qualquer contribuição para o desempenho no trabalho.

O que Frank descobriu foi que em todos os níveis a pontuação das mulheres foi menor que a dos homens nos testes técnicos, porém, o nível de inteligência era o mesmo. O pesquisador sugere que as diferenças decorrem do interesse de cada sexo pelas atividades técnicas.

Pessoas que se interessam mais por coisas técnicas têm mais facilidade para adquirir experiência e por isso aumentam sua pontuação em testes de aptidão relacionados.

veja também