Preto e Branco volta a moda nos cinemas e ganha espaço nos filmes atuais

Cinema clássico sempre na moda

Atualizado: Quinta-feira, 3 Janeiro de 2013 as 10:35

 

chaplinSejamos justos: clássicos nunca saem de moda em qualquer que seja o tema, seja ele: moda, literatura, cinema, não importa, eles sempre são moda mesmo sendo antigos porque contam parte da nossa história desde seus primórdios.

O clássico da moda, por exemplo, quando volta faz mais sucesso do que em sua época original.

Já a literatura clássica nunca sai de moda. Faz parte da nossa vida cotidiana numa releitura do hoje com uma visão de ontem.

E o cinema, bom, esse une moda e literatura por meio de imagens sons e cores que nos contam de forma real a nossa história.

Os clássicos de Chaplin, por exemplo, contam histórias da industrialização entre tantas outras que só vemos em livros de história.

Outra característica dos clássicos no cinema são as cores. Todos os tons de um filme são ditados de acordo com a direção de arte escolhida para ele. As eternas cores de Almodóvar estamparam, ao longo de seus longas, a vibração de cada cena quente ou fria da sua expectativa cinematográfica.

Somente em 1935 foi que a luz e a sombra foram substituídas pelo colorido com a chegada do primeiro filme “Vaidade e Beleza”, de Rouben Mamoulian.

Depois de alguns anos, na década de 1950 as cores no formato antigo usando só luz e sombra voltaram à tona como uma grande novidade tornando-se mais tarde um sinônimo de arte. Os exemplos dessa ‘nova’ arte são bem conhecidos da atualidade como: “O Artista” (Michel Hazanavicius), “Heleno” (José Henrique Fonseca) e “Febre do Rato” (Cláudio Assis).

Mas enquanto outros filmes não aderem a moda de voltar ao modelo clássico o bom mesmo é aproveitar para curtir os que já existem no site Black And White Movies onde você pode encontrar milhares de longas gratuitos (sem legendas), legalmente veiculados através do domínio público, disponíveis para apreciação e, alguns até para download.

Corre pra acessar e ficar por dentro dos clássicos além de ter um assunto novo com novidade ‘velha’ no meio da galera.

 

 

com informações de: CatracaLivre / BNWMovies

veja também