Problemas no estágio? Aprenda a contorná-los de maneira simples

Problemas no estágio? Aprenda a contorná-los de maneira simples

Atualizado: Terça-feira, 24 Setembro de 2013 as 3:35

estágioNem todo estágio é uma experiência incrível. Alguns têm chefes muito difíceis, outros os colegas de trabalho são péssimas. Independentemente do motivo, a demissão deve ser a última opção. Para contornar os problemas da melhor forma possível, confira as dicas a seguir:
 
1 – Você tem poucas tarefas e fica muito tempo sem fazer nada
 
O sonho de muitas pessoas é ter um emprego em que elas não precisem trabalhar muito. Entretanto, depois de alguns dias, qualquer um se sente desesperado quando não tem nada pra fazer a ainda falta muito tempo para acabar o expediente. Se isso estiver acontecendo com você, converse com o seu supervisor – explique que você consegue entregar as tarefas mais rapidamente e, assim, ele pode passar mais serviço para você, ou pergunte se ele não prefere que seu expediente seja reduzido.
 
 
2 – Seus colegas de trabalho são ruins
 
Por mais que você tente ser bacana com os seus colegas de trabalho, existem algumas empresas que as panelinhas são muito sólidas e eles acabam julgando os novatos. A melhor maneira de contornar esse problema é combatendo ele com simpatia. Não os deixe ver que você se incomoda, e sempre se mantenha positivo, mesmo que você esteja muito chateado. Dessa forma, desde cedo você vai aprender que as pessoas nem sempre serão legais e você precisa saber como lidar com isso.
 
 
3 – O seu supervisor não é razoável
 
Antes que você julgue algumas atitudes do seu chefe, é importante que você lembre que ele é seu superior e seu trabalho é pegar no seu pé. Entretanto, se ele está passando do limites, alguma coisa está errada. Se o seu chefe pede para você tarefas que não são da sua alçada, grita com você e te humilha, isso não é ser razoável. Antes de pedir demissão, tente contornar esse problema aprendendo a conviver com ele. Seja forte, aja calmamente e lide com o seu chefe da melhor forma possível. Assim, você vai aprender a lidar com qualquer tipo de pessoa difícil, além de conseguir controlar os seus sentimentos.
 
 
4 – As suas tarefas não irrelevantes para a sua carreira
 
Se o seu estágio está te fazendo pegar café para os outros funcionários, você só precisa tirar Xerox e arrumar documentos, algo está errado. Mesmo que você faça tarefas mais sérias, se elas não tiverem nada a ver com a sua carreira, isso não é bom. Converse com o seu supervisor – explique que você decidiu fazer um estágio para aprender na prática o que aprende na faculdade e não deseja fazer trabalhos fora da sua área. Entretanto, se você acha que, mesmo fazendo coisas não relacionadas com o seu curso, o estágio está ensinando bastantes coisas, permaneça nele para adquirir experiência.
 

veja também