Programa leva alunos de escola pública para os EUA

Programa leva alunos de escola pública para os EUA

Atualizado: Terça-feira, 10 Maio de 2011 as 9:11

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores 2012, que oferece aos alunos da rede pública de ensino de Campinas e região um intercâmbio cultural de duas semanas nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. O programa é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com os setores público e privado em ambos os países.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de agosto pelo site www.jovensembaixadores.org.br/cadastro . O programa é coordenado anualmente pelos centros binacionais espalhados pelo Brasil. Em Campinas, o representante é o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos, com unidades no Cambuí, Guanabara, Parque Prado, Barão Geraldo e Alphaville.

Para participar, os pré-requisitos são: ter idade entre 15 e 18 anos, boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno da rede pública de ensino, pertencer à camada socioeconômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, perfil de liderança, iniciativa e estar engajado por, pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social (voluntariado).

Todos os selecionados têm direito à passagem aérea para os Estados Unidos, despesas pagas com hospedagem e alimentação por duas semanas, ajuda de custo para a compra de roupas de frio e seguro saúde.

Nesta edição, o processo seletivo do programa apresenta algumas novidades. A etapa online, para verificar se os candidatos se enquadram nos pré-requisitos, será feita por meio de uma ficha de inscrição disponível no Facebook dos Jovens Embaixadores.

Após a triagem online, as próximas etapas são: checagem da documentação que comprove os pré-requisitos, prova escrita e oral. Esta última é uma espécie de entrevista, individual ou em grupo, na qual são avaliadas características como perfil de liderança, postura, maturidade, conteúdo das ideias, flexibilidade, ligação com a comunidade (por meio de trabalho comunitário), bom relacionamento familiar e se o candidato consegue se expressar no idioma inglês. Após todo esse processo, é que serão selecionados os 35 Jovens Embaixadores de 2012.

Os estudantes selecionados viajarão no dia 7 de janeiro para participar de atividades programadas em universidades americanas e fazer apresentações sobre o Brasil para a comunidade norte-americana, além de vivenciar experiências que lhes possam abrir oportunidades, como bolsas de estudos em universidades e ofertas de emprego. Os jovens viajam acompanhados por representantes da Embaixada e do Consulado dos Estados Unidos no Brasil.

Durante a primeira semana nos EUA, os estudantes visitam Washington, onde participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais. Depois disso, os participantes são divididos em subgrupos e viajam para Estados diferentes no país, onde serão hospedados por famílias americanas. Nesta segunda semana, também assistirão às aulas com jovens da mesma idade e participarão de atividades culturais e de responsabilidade social, além de apresentar o Brasil para os moradores de lá.

Por: Marcos Paulino

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