Projeto de férias trás mostra sobre nordeste no Sesc Vila Mariana

Mostra 'O Nordeste é Aqui' no Sesc

Atualizado: Segunda-feira, 14 Janeiro de 2013 as 1:24

 

sescMais uma para os apaixonados por cinema. Desde o dia 5 de janeiro o Sesc Vila Mariana incluiu em sua programação especial de férias um projeto chamado “O Nordeste é Aqui” com o intuito de familiarizar os espectadores com a linguagem nordestina da sétima arte.

O projeto que inclui filmes clássicos e contemporâneos agrupados tematicamente, contará com apresentação de filmes como “Árido Movie”, ”Casa de Areia”, “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “O auto da compadecida”.

Além do projeto o Sesc irá oferecer também outros dois especiais chamados de “Sessão Família” e “Feriado de Clássicos” que compõe a temática do projeto de uma forma diferente.

As sessões vão até o dia 26 de janeiro e tem entrada gratuita para todos os visitantes do Sesc.

Confira alguns filmes da programação:

Dia 5 - Sempre às 14h45 -

Árido Movie (Brasil, 2005, dir.: Lírio Ferreira)

Jonas é o repórter do tempo de uma grande rede de TV, que mora em São Paulo, mas, está rumo à sua cidade-natal, localizada no interior do nordeste. O motivo é a morte de seu pai (Paulo César Pereio), com quem teve pouquíssimo contato e que foi assassinado inesperadamente. Jonas enfrenta problemas para chegar à cidade, até que recebe carona de Soledad (Giulia Gam), uma videomaker que está fazendo um documentário sobre a água no sertão. Ao chegar ele encontra uma parte da família a qual não conhecia até então, que lhe cobra que se vingue da morte do pai.

Dia 12

Casa de Areia (Brasil, 2005, dir.: Andrucha Waddington)

1910. O português Vasco leva sua esposa grávida Áurea e a mãe dela, Dona Maria, em busca de um sonho: viver em terras prósperas, recentemente compradas por ele. O sonho se transforma em pesadelo quando, após uma longa e cansativa viagem junto a uma caravana, o trio descobre que as terras estão em um lugar totalmente inóspito, rodeado de areia por todos os lados e sem nenhum indício de civilização por perto. Áurea quer retornar ao lugar de onde vieram, mas Vasco insiste em ficar e constrói uma casa de madeira para que lá possam viver. Após serem abandonados pelos demais integrantes da caravana, um acidente mata Vasco e deixa Áurea e Dona Maria completamente sozinhas. Elas partem em busca de ajuda e terminam por encontrar Massu (Seu Jorge), um homem que nunca deixou o local. Massu passa a ajudá-las, levando comida e sal para que Áurea e Dona Maria possam sobreviver na casa recém-construída. Apesar da estabilidade, Áurea deseja deixar o local de qualquer maneira mas decide apenas fazer isto quando sua filha nascer e poder deixar o local com ela. Enquanto isso Áurea e Dona Maria precisam lidar também com a instabilidade do local em que vivem, já que a areia pode soterrar a casa em que vivem a qualquer momento.

Dia 19

Cinema, Aspirinas e Urubus (Brasil, 2004, dir.: Marcelo Gomes)

Em 1942, no meio do sertão nordestino, dois homens vindos de mundos diferentes se encontram. Um deles é Johann, alemão fugido da 2ª Guerra Mundial, que dirige um caminhão e vende aspirinas pelo interior do país. O outro é Ranulpho, um homem simples que sempre viveu no sertão e que, após ganhar uma carona de Johann, passa a trabalhar para ele como ajudante. Viajando de povoado em povoado, a dupla exibe filmes promocionais sobre o remédio “milagroso” para pessoas que jamais tiveram a oportunidade de ir ao cinema. Aos poucos surge entre eles uma forte amizade.

autocompadecidaDia 26

O auto da compadecida (Brasil, 2000, dir.: Guel Arraes)

A história é centrada na dupla João Grilo e Chicó, dois nordestinos sem eira nem beira que se valem da esperteza de Grilo para conseguirem sobreviver a dura vida no sertão. E assim os dois conduzem a trama provocando muitas confusões e enganando ricos e poderosos. Por trás disso, está uma severa crítica às relações díspares entre as camadas sociais, marca registrada de Ariano Suassuna, um dos mais engajados escritores brasileiros.

 

O Sesc VL. Mariana fica na Rua Pelotas número 141, bairro da Vila Mariana – Zona Sul próximo a Estação Paraíso (Metrô – Linha 1 Azul e Linha 2 Verde) em São Paulo. Para mais informações acesse o site: http://www.sescsp.org.br/sesc ou entre em contato por telefone no número: (11) 5080-3000.

 

 

com informações de: CatracaLivre / Sesc Vila Mariana

veja também