Projeto leva aulas de cinema a jovens da Zona Sul de SP

Projeto leva aulas de cinema a jovens da Zona Sul de SP

Atualizado: Segunda-feira, 31 Outubro de 2011 as 1:49

O projeto Cine Tela Brasil ensinou jovens do Parque Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, a fazer cinema. Eles ainda tiveram a oportunidade de assistir a filmes de graça. Os parceiros do SP Renan e Andreza, do M’Boi Mirim, foram conferir as atividades.

No campo do Astro, onde normalmente se joga futebol, o que chama a atenção é a sala de cinema. “A gente sempre dá preferência para lugares com acesso restrito ao cinema. Nós levamos a sala e fazemos exibições de filmes brasileiros gratuitamente para essas comunidades. É muito bonito, a gente vê muitas pessoas, de crianças a idosos, entrando em um cinema pela primeira vez, tendo contato com essa linguagem pela primeira vez, construindo ideias, opiniões e reflexões a partir do cinema”, diz Henry Grizoli, coordenador pedagógico do projeto.

Em outra parte do projeto, professores da rede pública aprendem sobre cinema para levar conhecimento a seus alunos. Também acontecem oficinas de vídeo, que viajam o Brasil inteiro. O objetivo, segundo Grizoli, é trazer o espectador para o papel do ator na construção do filme.

Moradores da região gravaram um curta-metragem sobre a vida de um motoboy. “Eles têm aula de roteiro, produção, câmera, luz, direção. Têm a oportunidade de aprender um pouquinho de cada coisa para conseguir produzir seu curta-metragem”, afirma o editor de vídeo Emerson Carlos Ferraz.

O projeto está nesta sexta-feira (28) em Franco da Rocha. A última sessão de cinema na cidade da Grande São Paulo é às 15h, no Parque da Cidadania. Em novembro, o projeto irá até Americana, no interior de São Paulo.

veja também