PS3 e PES 2011 são os mais citados em redes sociais brasileiras

PS3 e PES 2011 são os mais citados em redes sociais brasileiras

Atualizado: Sexta-feira, 10 Junho de 2011 as 10:08

A MITI Inteligência, empresa monitoramento de mídia, publicou um estudo a respeito da relevância e  repercussão de consoles e games entre os usuários nas redes sociais e na imprensa online em geral. E o trono de plataforma ou título mais citado variou de acordo com o meio analisado.

Durante os dias 2 e 6 de abril, a empresa colheu informações no Twitter, Facebook, YouTube, blogs e sites de reclamação a partir de palavras-chave, reunindo mais de 4.800 menções. O campeão foi o Playstation 3, que foi responsável por cerca de 31% das citações, seguido do Wii, com 21,1%. O Xbox 360 só aparece no quarto lugar (15,2%) e curiosamente ficou atrás de seu próprio acessório, o Kinect, que reuniu 16,3% das menções dos usuários. Todavia, caso fossem somados os índices do console e do acessório da Microsoft, o Xbox 360 teria superado por pouco o video-game da Sony, alcançando 31.5%.

Entre os games, as medalhas de ouro e prata ficaram com o futebol: Pro Evolution Soccer 2011 e FIFA 2011 foram os títulos mais comentados nas redes sociais, com índices de 30,4% e 26,7% respectivamente; o terceiro lugar ficou com o Guitar Hero, que reuniu 16% das menções. O estudo revelou também que, como era esperado, o pico de interações feita pelos gamers ocorreu no segundo dia da pesquisa, que caiu no domingo, dia em que a maioria das pessoas pode dedicar ao lazer.

Outros games citados no texto são World of Warcraft (11,5%), Assassins Creed (5,9%), Street Fighter IV (4,2%) e as franquias Grand Theft Auto (4,2%) e Asphalt, que teve 1,4% das citações.

Na imprensa

No clipping de notícias (feito a partir da ferramenta Clipping Express foram analisados, de acordo com a empresa, 3.500 veículos de comunicação, resultando em 489 notícias. O Xbox 360 dessa vez conseguiu uma vantagem mais tranquila em relação ao PS3, sendo citado em 43,5% das notícias, contra 18,8% do segundo. O console da Nintendo ficou no segundo lugar com 20% das menções, seguido do Kinect, que obteve 12,6%.

A Sony, que teve o lugar mais alto do pódio entre os usuários, está, atualmente, mais preocupada em recompensar seus jogadores, depois que crackers conseguiram acessar informações pessoais de mais de 100 milhões de usuários. A companhia colocou no ar a prometida compensação de boas-vindas aos usuários da PlayStation Network (PSN) que perderam o acesso aos serviços online da empresa - alguns por mais de um mês.

veja também