Qual a vontade de Deus para o seu namoro?

Qual a vontade de Deus para o seu namoro?

Atualizado: Segunda-feira, 6 Dezembro de 2010 as 2:58

"E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre." 1 João 2:17

" Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre" .

Essa é uma promessa que se encontra na Palavra de Deus. Além desta, há outra, em Hebreus 10.36, afirmando claramente que precisamos ser firmes e perseverantes na Vontade de Deus : "Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa".

Quando falamos das coisas da Igreja, todos concordam que precisamos fazer a vontade de Deus... Mas e quando tratamos da nossa família? E quando se trata de realizar a vontade de Deus no namoro, no noivado e no seu próprio casamento? Especialmente no namoro, onde parece que temos menos a perder, precisamos estar atentos à vontade de Deus!

Namoro é coisa moderna. No passado não era assim. Em algumas culturas, ainda hoje, também não é assim, não havia e nem há namoro. O casamento é arranjado de acordo com as conveniências envolvidas: questões econômicas, políticas e até mesmo patrimoniais "provocam" casamentos. Assim, para não dividir a terra, os casamentos podem ser feitos entre parentes.

Até se chegar aos dias de hoje, quando há uma escolha individual do namorado ou namorada, um longo caminho foi percorrido. O Romantismo, os direitos da mulher, a regulamentação do casamento pela legislação moderna, tudo isto foi provocando mudanças, até que você pudesse viver um grande amor, sem ter que brigar com o mundo.

Namoro, contudo, não é uma corrida mal orientada e desenfreada, que muitas vezes, termina com um casamento às pressas. Namoro também não é "test drive", para ver como fulana beija, como beltrano é bom nisso ou naquilo...

Namoro é uma fase importantíssima pelo fato de conduzir a um aprofundamento de relações que é o noivado. É uma fase de educação de sentimentos, de abrir muito os ouvidos e os olhos.

Aliás, "namoro" é uma via de mão dupla. Namorar é buscar amor; é o vestibular do casamento; é período de auto-conhecimento tanto quanto de conhecimento do outro. Como será que você reage às diferenças dele(a)? Como reage diante das contrariedades?

Namoro também é o período de relacionamento social (especialmente com a(s) família(s)). Mas é principalmente um período de relacionamento espiritual.

As famílias começam a se relacionar e assim cada um vai descobrir quais os valores éticos, morais, comportamentais da família do outro. E não se iluda não, esses fatores que as famílias têm vão influenciar no casamento.

veja também