Qual é o seu tipo de beleza?

Qual é o seu tipo de beleza?

Atualizado: Quarta-feira, 23 Novembro de 2011 as 11:53

Beleza Exterior X Beleza Interior

A beleza verdadeira está dentro da pessoa e afeta os outros de uma forma positiva. Em 1 Pedro 3.3-4, lemos: "O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de joias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas." Já em 1 Timóteo 2.9-10 você vai ler que a beleza verdadeira não é egocêntrica. Deus é Belo e é Fonte de beleza! Basta observar a beleza das suas obras e o coração cheio de amor e compaixão que Ele possui e se revela em seu modo de agir. Ele é Belo por excelência, porque fez belas todas as coisas e porque faz a vida ser bela. Acredito que muitos textos bíblicos surgiram diante de situações de conflitos, crises e dificuldades que o povo de Deus enfrentou em sua caminhada histórica.

A Bíblia inicia com a superação do caos inicial - trevas, abismo, deserto, vazio... (Gn 1.2a). Foi por meio da Palavra de Deus que surgiu a criação, colocando vida e beleza diante deste quadro de catástrofe inicial. A propósito, vale lembrar a história de Absalão, o homem mais bonito de Israel. "(...) da planta do pé ao alto da cabeça não havia nele defeito algum" (2 Sm 14.25.) Porém, moralmente falando, o filho de Davi era terrível. Ele assassinou em uma emboscada o próprio irmão Amnon, liderou uma revolução que destronou o pai e ainda coabitou ostensivamente com dez concubinas de Davi. Segundo a Bíblia, Absalão era um homem lindo! Ele não precisava de cirurgia plástica alguma. O que ele precisava era de outra cirurgia, a cirurgia do caráter!

A cirurgia de caráter é necessária porque, como Absalão, nós também corremos o risco de perder a beleza com a qual fomos criados.

Precisamos da intervenção de Deus para tirar o que é feio da nossa história. A recuperação da imagem de Deus em nossa vida só é possível mediante a regeneração e a santificação. Na regeneração, Deus opera uma transformação radical e completa em nós, pois, nos tornamos novas criaturas.

Na santificação, Deus continua a operar em nós, nos capacitando a cumprir os novos e santos desejos. Em sua segunda viagem missionária o apóstolo Paulo passou 18 meses na cidade grega de Corinto e fundou ali uma Igreja Cristã. Entre os que se converteram ao evangelho, alguns eram imorais, idólatras, adúlteros, ladrões, avarentos, beberrões, difamadores e marginais. Mas eles foram lavados, santificados e justificados (1 Co 6.9-11). Em outras palavras, eles sofreram uma profunda plástica no caráter. Por isso, lembre-se que Deus está no controle de todas as coisas, e é Ele quem realiza plásticas no caráter!

Como seríamos belas se cuidássemos do nosso interior como cuidamos do nosso exterior!

Jesus é o maior cirurgião de caráter. Conte com a ajuda dEle e você será sempre bela!

veja também