Qual o peso do nome da faculdade no currículo?

Qual o peso do nome da faculdade no currículo?

Atualizado: Quarta-feira, 28 Setembro de 2011 as 11:50

A escolha da instituição de ensino, bem como da carreira a seguir, é uma decisão que costuma atormentar muitos jovens  em idade pré-vestibular. Neste sentido, uma das questões que mais preocupa os estudantes é a credibilidade da universidade escolhida. Será que o nome da faculdade pesa no currículo?

De acordo com o gestor de carreiras da empresa de recursos humanos RH Capital, Sidney Alves, apesar de não ser o critério mais relevante, a formação ainda é levada em consideração, sobretudo para os profissionais mais jovens, com pouca experiência.

"As empresas normalmente sabem quais são as melhores instituições de Ensino Superior e ficam de olho na formação dos profissionais (...) O nome da faculdade conta especialmente no momento da triagem. Algumas organizações escolhem candidatos somente das melhores universidades e outras utilizam o critério como desempate", afirma Alves.

Outros fatores

Ainda segundo Alves, os recrutadores consideram que os profissionais formados em boas universidades possuem melhor formação cultural e competências como liderança e flexibilidade.

Além disso, o ingresso nestas instituições exige mais esforço e a graduação é mais exigente, sendo que a área financeira uma das que mais considera a universidade do candidato.

Entretanto, explica o especialista, outros fatores se destacam mais do que o nome da instituição de ensino na hora da contratação, como é o caso dos conhecimentos técnicos e do perfil comportamental.

"Profissionais de universidades menos reconhecidas podem se dar muito melhor na profissão dos que os que frequentaram aulas com os melhores professores (...) A universidade faz a diferença, mas a carreira profissional do candidato vai influenciar mais na sua atuação. O perfil, outros conhecimentos e as competências também são fundamentais. Por isso, quem não teve a oportunidade de estudar em uma instituição renomada, não se desespere, tem lugar para todos".

veja também