Que vergonha! Saiba quando deve ser a primeira vez com o urologista

Que vergonha! Saiba quando deve ser a primeira vez com o urologista

Atualizado: Segunda-feira, 17 Maio de 2010 as 1:28

A entrada na puberdade é o momento ideal para ter o contato inicial com um especialista para esclarecer dúvidas relacionadas ao crescimento e às mudanças do seu corpo, que são, em geral, fontes de angústia.

Muitos questionam se o tamanho e o formato do pênis são adequados e se a produção, a quantidade e a fertilidade do sêmen são normais. Estas dúvidas devem ser sanadas com o apoio de um profissional preparado. É uma maneira de tranquilizar o adolescente, pois no início da vida sexual muitas destas inseguranças causam tensão e limitam o prazer.

Os meninos devem aprender a descobrir o seu corpo e a maneira como ele funciona. Assim conhecerão seus estímulos sexuais e de que forma obtêm sensações agradáveis. Iniciar um envolvimento sexual com o objetivo de ter prazer somente na ejaculação pode gerar frustrações. A falta de conhecimento do próprio corpo e a desinformação geralmente são causas de problemas sexuais futuros.

A orientação especializada é fundamental nessa fase de transformações para esclarecer as dúvidas que frequentemente assustam os adolescentes. O desenvolvimento físico do homem, durante a puberdade, acontece de forma desordenada, principalmente no que se refere aos genitais. As mudanças corporais produzem muita angústia, timidez, insegurança, baixo autoestima e até agressividade. Então, é hora de parar de reclamar dos problemas que você possa ter no pênis e visitar logo um urologista!

Só pra saber: segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, problemas urinários, fimose, ausência de testículos na bolsa escrotal e o tumor de testículo são as causas mais comuns da presença dos meninos em consultório de médicos urologistas.

veja também